Tech-Gest: solução tecnológica recebe selo de excelência no Top 100 Global de projectos de inteligência artificial
No segmento da visita realizada pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Eng. Mário Oliveira, ao Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, criado pelo Ministério, no âmbito do Programa Espacial Nacional, através do GGPEN, onde foram desenvolvidas e certificadas um conjunto de aplicações, conforme anunciado ontem pelo Ministro, a solução tecnológica Tech-Gest foi seleccionada para o Top 100 Global de projectos de inteligência artificial, focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja apresentação oficial do prémio ocorreu a 4 de Maio, em Nova Iorque, Estados Unidos.
O Tech-Gest é um serviço que faz recurso a imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para o monitoramento de infra-estruturas, gestão de activos, detecção de mudanças, mapeamento do uso e ocupação dos solos.
A aplicação espacial foi categorizada como um projecto excelente pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Inteligência Artificial (IRCAI), um órgão adstrito à UNESCO, por reflectir os ODS 9 “Indústria, Inovação e Infra-estrutura” e 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
A premiação tem como principal objectivo avaliar e mostrar soluções de todos os continentes que contribuem para os ODS, criando a maior plataforma de soluções projectadas do mundo e ajudando essas soluções a se tornarem ainda mais eficazes e impactantes.
No âmbito da Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, o GGPEN tem desenvolvido várias soluções tecnológicas de Observação da Terra para os diferentes sectores da economia nacional, tal como a Tech-Ecologia, solução para monitoramento de derrames de petróleo, o Tech-Gest, solução para monitoramento de infra-estruturas e gestão de activos e o Tech-Agro – uma solução para estimativa da produtividade agrícola.
As soluções tecnológicas do GGPEN são desenvolvidas e operadas por técnicos nacionais, altamente qualificados, formados pela Airbus Defence e Space France, Thales Alenia Space e ISAE-SUPAERO.
Superintendido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o GGPEN foi criado para gerir e acompanhar o desenvolvimento do Programa Espacial Nacional.