Ministro destaca empenho do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou, em Luanda, a acção do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) com vista ao desenvolvimento de aplicações espaciais para apoio à economia nacional.
Segundo o ministro, no GGPEN há um laboratório com jovens muito capazes, muito trabalhadores e que permite ao Ministério apresentar aplicações que têm como grande objectivo apoio à economia nacional nos mais variados sectores, desde a indústria, a agricultura, o ambiente e também as obras públicas.
O governante, que falava à imprensa no final de uma visita ao Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, explicou que o Ministério, no âmbito do Programa Espacial Nacional, através do GGPEN, criou este laboratório onde foram desenvolvidas e certificadas um conjunto de aplicações.
“Temos desenvolvido aplicações de apoio à indústria petrolífera, à agricultura, à infra-estruturas de onde se destaca, por exemplo, aplicações que permitam o controlo de construção de estradas, controlo de florestação e desflorestação, bem como o controlo agrícola”, disse.
Por seu turno, o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais do GGPEN, Luciano Lupedia, referiu que o seu pelouro conta com mais de quatro aplicações desenvolvidas.
Segundo Luciano Lupedia, duas aplicações estão efectivamente em utilização, uma das quais há mais de um ano em teste e a segunda com resultados satisfatórios.
Dentre as aplicações, o responsável do GGPEN destacou o TECH-GEST, que é uma aplicação que faz recurso a inteligência artificial em imagem de satélite e de drone que permite o monitoramento de activos, de obras de construção, de estradas, bem como o monitoramento de infra-estruturas no geral.
Este aplicativo, de acordo com Luciano Lupedia, foi classificado com selo de excelência no topo dos 100 melhores projectos do Mundo em aplicação em inteligência artificial focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Outros serviços disponíveis são a TECH-ECOLOGIA, que é uma solução que utiliza imagens de radar por satélite permitindo detectar, monitorar e alertar sobre a ocorrência de possíveis derrames de petróleo no offshore nacional, bem como a TECH-AGRO que é destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas a partir da monitorização do desenvolvimento da vegetação, usando o Índice de Diferença Normalizado (NDVI) e os parâmetros biofísicos (LAI, Fcover, FAPAR).
Estes serviços trazem benefícios como optimização no uso de recursos, valor agregado na prestação de serviço, pagamento em moeda nacional, redução de custos operacionais e aumento da produtividade.
Por Angop
Clique aqui para conhecer as aplicações espaciais desenvolvidas no GGPEN