GGPEN apoia estudante na elaboração de monografia sobre “Agricultura de precisão com recurso a imagem de satélite”
Com vista a proporcionar um conhecimento prático e eficiente na elaboração da monografia do estudante finalista Dionísio Cabange, do curso de Electrotecnia e Telecomunicações com especialidade em Telecomunicações, do Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA), o Gabinete do Vice-Presidente dos Assuntos Científicos e Pós-Graduação solicitou ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) autorização para recolha de dados para elaboração da referida monografia com o tema: “Agricultura de precisão com recurso a imagem de satélite”.
O GGPEN designou o Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais (DDAE) para apoiar o estudante finalista, durante o processo de recolha de informações e passagem de conhecimento. Foram fornecidos ao estudante finalista Mapas de Índice de Vegetação (NDVI) – Índice de Diferença Normalizada de Vegetação, Parâmetros Biofísicos (LAI, Fcover, FAPAR) da sua área de estudo localizada na província do Huambo, bem como uma formação rápida sobre Aquisição de Imagens de Satélite, Geração de Mapas e Utilização do Software de Sistema de Informação Geográfica QGIS.
O estudante finalista, Dionísio Cabange, conta-nos que para a escolha do tema “tudo começou em 2021, enquanto frequentava o último ano, um ano que para além da Covid-19, muito se falava da agricultura e diversificação da economia”.
“Comecei a pesquisar matérias ligadas às telecomunicações que poderiam auxiliar na agricultura e foi assim que cheguei ao tema: Implementação de um Satélite para Auxiliar na Agricultura em Angola em Tempos de Pandemia, mas precisava do parecer de quem percebia da matéria. E como na altura frequentava o curso de CCNA, no CFITEL, procurei pelo Coordenador Nacional para Educação Espacial, Dr. Gilberto Gomes, e foi quem ajudou-me a elaborar melhor e chegar ao tema final”, disse.
Dionísio Cabange disse ainda que conheceu o GGPEN pela televisão, em 2017, e começou “a seguir a página e suas redes sociais fazendo assim o acompanhamento dos trabalhos que o Gabinete tem vindo a desenvolver nesta área”.
“No dia 01 de Fevereiro de 2023 fui até as suas instalações e posto lá, informei-me sobre o que era necessário para que fosse permitido fazer recolha de dados para ter conhecimento prático e tornar mais eficiente a monografia. Remeti uma carta de solicitação de recolha de dados, a qual foi aceite uma semana depois”.
“Foi uma experiência enriquecedora e bastante proveitosa porque todos os dias aprendia algo novo, e durante este tempo trabalhei com o QGIS, desde noções básicas às mais avançadas. A minha monografia tem como finalidade ajudar os produtores agrícolas a tornarem as suas actividades mais rentáveis e sustentáveis. Com o uso de imagens de satélite na agricultura permitirá a identificação de problemas com mais rapidez, monitoramento da plantação e tornar possível melhorar a qualidade da produtividade”, finalizou.