Retrospectiva GGPEN 2022

Num ano repleto de realizações, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), contribuiu para que Angola estivesse presente e bem referenciada nos principais fóruns internacionais ligados à tecnologia espacial, para além do lançamento, no dia 12 de Outubro, e colocação em órbita com sucesso do satélite ANGOSAT-2

O projecto de “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT)”, iniciativa que resulta da colaboração entre o MIT e o GGPEN, conta agora com o suporte financeiro de USD 550 mil da NASA. O projecto tem como meta criar um Sistema de Apoio à Decisão de Secas para Angola – uma das grandes preocupações do Governo. 

O GGPEN também foi convidado a participar no “NASA Water Resources Program Meeting”, em Salt Lake City, Estados Unidos – evento anual realizado pela NASA Water Resources Team e pelo Western Water Applications Office (WWAO), que teve como objectivo verificar os avanços e impactos alcançados pelos diferentes projectos financiados pelo programa.

Também em 2022, o ministro do MINTTICS, Mário Oliveira, fez a apresentação oficial das aplicações espaciais desenvolvidas pelos especialistas do GGPEN, a saber TECH-Agro, TEC-Gest e TECH-Ecologia, que utilizam recursos de satélites ópticos, radar e drones para estimar a produtividade agrícola, monitoramento de desflorestação, monitorização de obras de construção, monitorização e detecção de derrames de petróleo e detecção de navios.

Tais aplicações espaciais estão a chamar a atenção da comunidade internacional. Recentemente, a International Space University (Universidade Espacial Internacional, da sigla em Inglês), elogiou os projectos desenvolvidos pelos técnicos do Gabinete e, destacou, inclusive, que despertou interesse em uma das alunas da instituição, que acaba de ter aprovado como projecto de mestrado o tema “A Utilização de Imagens de Satélite para prever a Produtividade do Cultivo em Angola”.

Também a nível internacional, Angola esteve representada no painel de discussão “Observação da Terra, Alterações Climáticas e Utilização das Capacidades Espaciais para a Prosperidade”, no sexto Workshop do Conselho Consultivo da Geração Espacial, que ocorreu no Marrocos. 

Ainda no fórum internacional, os directores das agências espaciais da África do Sul, Angola, Zimbabwe, Quênia e Zâmbia reuniram-se por dois dias, em Hermanus, Cidade do Cabo, África do Sul, para discutir o futuro do Espaço em África e os esforços de colaboração. A discussão central foi sobre o fortalecimento da indústria espacial africana para a criação de empregos para os jovens e o desenvolvimento socioeconómico.

Outra grande realização foi a participação no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC2022). Durante o Congresso, a equipa do GGPEN participou de diversas encontros com instituições governamentais e empresas, tais como NASA, ESA, Agência Espacial do Brasil, Agência Espacial Francesa, Agência Espacial Sul Africana, Agência Espacial do Rwanda, AIRBUS, Thales Alenia Space e Ariane Group.

Em Dezembro, o director geral do GGPEN, Dr. Zolana João, foi um dos dois únicos especialistas africanos a falar no Fórum Espacial EUA-África, em Washington, que incluiu discussões sobre o uso do espaço para apoiar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e capacitação, e o papel do sector privado no apoio à Parceria EUA-África.

No seminário voltado para apresentar as valências e benefícios do Programa Espacial Nacional, realizado em Luanda, os cidadãos também puderam conhecer as acções que estão a ser implementadas para que Angola se torne competitiva na área espacial. 

Num ano que serviu ainda para o avanço da educação espacial no país, através de várias iniciativas, como a realização, pelo quinto ano consecutivo da Semana Mundial do Espaço em Angola, que alcançou mais de 250 mil pessoas, o GGPEN seleccionou ainda Embaixadores para Educação Espacial que ajudarão, também agora em 2023, com o trabalho de implementação do Programa Espacial Nacional em todas as províncias. 

Outra grande conquista é que em 2023, o GGPEN irá disponibilizar os serviços de telecomunicações do ANGOSAT-2, com todos os benefícios que o satélite irá trazer para a população angolana. 

Com isso, esperamos que este ano continue a ser de trabalho contínuo para vermos concretizados os cinco pilares do Programa Espacial Nacional.

Feliz 2023!