TÉCNICOS DO GGPEN VISITAM CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA DA UCAN

Técnicos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) visitaram, no dia 12 de Agosto, o Centro de Investigação Tecnológica da Universidade Católica de Angola CIT-UCAN, em Luanda, para analisar a possibilidade de cooperação nas áreas de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Indústria Espacial.

Os técnicos afectos aos Departamentos de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada (DCEPA), Jurídico e Cooperação, visitaram os laboratórios do CIT-UCAN, no Palanca, e estiveram reunidos com a área jurídica, bem como com o responsável do CIT Professor Tomasso De Pippo e jovens investigadores do CIT. Dentre vários assuntos, foram discutidas ideias e possíveis projectos de execução conjunta dentro de uma base jurídica e de cooperação para assinatura de um memorando de entendimento sobre criação de um laboratório de desenvolvimento de pequenos satélites.

Esta inciativa é fruto de contactos prévios e uma colaboração científica pré-estabelecida entre o DCEPA-GGPEN e CIT-UCAN, que tem como primeiro resultado a apresentação de uma publicação científica intitulada “Uso de Satélites de Observação no Monitoramento da Poluição Marítima”, na próxima “Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia”.

O trabalho propõe a utilização de satélites de observação, para estimar e mapear a poluição na Baía de Luanda. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat – 5TM estimando índices de turbidez (TB), a partir da reflectância das imagens de satélite. Para a análise, foram utilizadas técnicas de aprendizagem de máquina (machine learning), para estimar a concentração deste parâmetro de qualidade da água indicador de poluição.

Este trabalho científico será seguido por uma outra publicação que tenderá a determinar as fontes de poluição, analisando tanto as hastes terminais dos rios Kwanza e Dande e as numerosas lagoas a eles ligadas, como os numerosos canais de drenagem do interior.

Comentários