CANSAT apresentado para jovens do Projecto FJUNI

O CanSat Angolano, com todos os seus subsistemas, foi apresentado na semana transacta, em Viana, província de Luanda, para os jovens cristãos do projecto FJUNI (Força Jovem Universitário), dos níveis de ensino médio e universitário, onde todos puderam conhecer sobre o CanSat, o seu princípio de funcionamento e as suas vantagens.

O Projecto FJUNI tem como objectivo reunir a classe acadêmica dos diferentes pontos do país e níveis acadêmicos para partilha de conhecimentos que ajudam no desenvolvimento intelectual e profissional no seio da comunidade cristã.

Num ambiente com mais de 20 jovens, a palestrante, engenheira em Telecomunicações e formanda dos cursos de Desenho de Missões Espaciais, Montagem e Lançamento de Cansat, bem como o curso de Aplicações Espaciais para Startups, Bruna Martin, começou por contar a sua experiência com as formações recebidas do GGPEN e como as mesmas mudaram a sua maneira de olhar para as oportunidades de crescimento na área espacial em Angola e no mundo.

A seguir, debruçou-se sobre as funcionalidades de cada subsistema constituinte do picossatélite, tendo concluído a sua apresentação com a demostração prática do funcionamento do Cansat com a estação terrena, simulada pelo computador.

Após a brilhante apresentação, surpresos ao saberem que existe um satélite em miniatura, capaz de realizar “missões espaciais” segundo suas necessidades, as reações não se fizeram esperar e muitas foram questões e dúvidas colocadas pelos presentes como, qual o propósito da criação do Cansat, quais as possibilidades de criar várias outras missões que não sejam de medir a variação da pressão atmosférica, humidade e temperatura, qual a altitude máxima que um Cansat pode atingir, dentre outras.

No final, pelo efeito positivo da apresentação, maior parte dos jovens presentes sentiram-se motivados a seguirem carreiras na área tecnológica e particularmente para alguns na área espacial.

Após a sua experiência pessoal com o seu trabalho de fim de curso na Universidade Técnica de Angola (UTANGA), ligado a pesquisa espacial com recurso ao Cansat, tem ajudado outros estudantes de diferentes universidades na preparação de monografias sobre Cansat e a inspirar outros a perseguirem carreiras técnicas ligadas as STEM (traduzido do inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas).