Primeiro dia da Cimeira da Juventude da ITU

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN) está a participar da Cimeira da Juventude, que teve início, ontem, dia 2 de Junho, em Kigali – Ruanda – um evento promovido pelo Bureau de Desenvolvimento da ITU, sob a direcção de Doreen Bogdan-Martin. A cerimónia de abertura foi realizada pelo Edourad Ngirente, Primeiro-ministro do Rwada, e contou igualmente com os discursos da Rosemary Mbabazi, Ministra da Juventude e Cultura do Ruanda, e Doreen Bogdan-Martin, Directora do Bureau de Desenvolvimento da ITU.

O evento, que está a decorrer no auditório da Intare Arena, com cerca de 1000 participantes no primeiro dia, é uma actividade voltada para a juventude e o seu objectivo principal visa envolver os jovens nas grandes questões da transformação digital.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de participar em uma sessão de Networking, bem como assistir a uma sessão sobre diálogo intergeracional sob o tema “Tornando-se um jovem facilitador de mudanças”.

Esta sessão teve como oradores, Precious Agaecheta, associada para o engajamento de jovens da União Africana, Doreen Bogdan-Martin, Directora do Bureau de Desenvolvimento da ITU, Paula Ingabire, Ministra das Telecomunicações e Inovação do Rwanda, Santiago Reyes-Borda, Conselheiro Sénior para Telecomunicações e Políticas de Internet do Departamento de Inovação, Ciência e Desenvolvimento Económico do Canadá e Emma Inamutila, Vice Ministra das Comunicações, Tecnologia e Informação da Namíbia.

Nesta sessão foram abordados temas relacionados com a cibersegurança, conectividade, criação de oportunidades e literacia digital, no sentido de reunir os jovens e agentes de mudança e líderes do sector da tecnologia numa conversa sobre a forma de garantir que todos os jovens, onde quer que estejam, possam estar conectados e sejam capazes de desempenhar um papel activo na tomada de decisões que moldam o futuro, bem como o jovens podem ter um envolvimento na formulação de políticas para reduzir as desigualdades digitais.

A mensagem presente foi de que é importante garantir que os resultados e temas discutidos na Cimeira da Juventude não se tornem silenciosos, mas que continuem a ecoar, pois os jovens são 100% do nosso futuro.