Uso de imagens de satélite para a avaliação da trafegabilidade do terreno de veículos militares

Os satélites permitem o monitoramento constante e em larga escala do planeta sendo capazes de nos fornecer dados sob a forma de imagens de sensoriamento remoto que depois de processados e analisados servem de informação para a tomada de decisão nos mais variados desafios.

No contexto militar, as tecnologias espaciais são utilizadas para adquirir informações sobre a trafegabilidade do terreno.  O termo trafegabilidade do terreno é utilizado para determinar os factores que afectam a mobilidade de veículos fora das infra-estruturas rodoviárias.

A trafegabilidade é um dos requisitos fundamentais que deve ser tido em conta   para o planeamento das operações militares. Proporciona uma vantagem consequente em termos de mobilidade e estratégia no campo de batalha. Dois parâmetros principais têm impacto na capacidade de tráfego de um veículo. O primeiro é o terreno e o segundo são as capacidades do veículo. No primeiro caso, características óbvias do terreno, como rios, lagos e vegetação são obstáculos extremamente prejudiciais para a possibilidade de tráfego. A segunda é baseada nas capacidades do veículo.  A trafegabilidade descrita neste artigo levará apenas em conta o terreno e as suas principais características, visto que é possível a utilização da tecnologia espacial para adquirir informações sobre o terreno. A avaliação da mobilidade do veículo militar é realizada em diversos terrenos com diferentes condições ambientais.

As variáveis utilizadas para determinar a trafegabilidade do terreno são: uso e ocupação do solo, tipo de solo, declividade, humidade do solo e corpos de águas. Os dados de sensoriamento remoto têm sido imensamente utilizados para as caracterizações dessas variáveis.

  • Uso e ocupação do solo

O mapa de uso e ocupação do solo é a descrição da distribuição espacial das classes ou propriedades do solo, permitem identificar as características urbanas e rurais tanto pela acção natural quer pela actividade humana.

  • Humidade do solo

A humidade do solo são avaliadas para determinar o teor relativo de água do solo. Ela descreve quão húmida ou seca é a camada superior do solo. As previsões exactas da humidade do solo são importantes para o planeamento de missões. É possível obter a informação da humidade solo com uma precisão relativamente elevada, através da análise de dados de satélite ópticos e de radares.

  • Declividade

A declividade consiste na inclinação da superfície do solo em relação ao plano horizontal, ela é um das principais variáveis que afecta significativamente a capacidade de mobilidade dos veículos no terreno.

As inclinações irregulares e descontínuas proporcionam mais obstáculos em relação as inclinações regulares e contínuas. Os veículos têm um limite quanto ao ângulo máximo de inclinação que eles podem escalar. Todo veículo tem uma capacidade limitada para interagir com o terreno para além do qual não é possível qualquer movimento. A utilização do Modelo Digital de Elevação (DEM) com uma alta resolução é importante para o mapeamento da declividade do terreno.

  • Tipo de solo

O tipo de solo permite avaliar o grau de resistência e permeabilidade do terreno, os diversos tipos de solos são definidos por uma percentagem de areia, lodo e argila em diferentes proporções. Diferentes tipos de solo exibem comportamentos e propriedades físicas diferentes. As imagens de satélites multiespectrais possibilitam o mapeamento dos solos através do comportamento espectral dos alvos no terreno porque cada solo exibe curva de reflectância que os torna distinguíveis.

  • Massas de água

Esta variável indica a ocorrência e a frequência de permanência da água num determinado local. A ideia por detrás deste elemento é definir uma máscara onde existem massas de água e classificá-la como sendo trafegáveis e não trafegáveis. São utilizadas bandas especificas da imagem de satélites que permitem mapear através de índices espectrais as massas de água.

Essas variáveis são combinados para gerar um mapa de trafegabilidade, indicando onde é viável circular utilizando veículos militares através de uma medida de quantificação denominada índice de trafegabilidade.

O mapa consiste numa classificação das categorias de trafegabilidade do terreno, são comumente utilizadas as seguintes categorias: “transitável”, “dificilmente transitável” e “não transitável”. Estes mapas podem então ser utilizado pelo exército nas operações militares para determinar o caminho mais rápido de um ponto para outro, passando apenas por terrenos acessíveis.

Em suma, o mapa de trafegabilidade é uma informação muito importante e estratégica quando se trata de operações militares. Portanto, é primordial que um exército tenha a capacidade de gerar um mapa de traficabilidade da zona de operação militar. Para ter sucesso nesta tarefa, a melhor opção é a aquisição de imagens de satélite e extrair informação das mesmas, a fim de definir se uma zona é acessível ou não.

Referências 

[1] Pundir, Sunil K. ; Garg, Rahul D.: Development of Rule Based Approach for Assessment of Off-Road Trafficability Using Remote Sensing and Ancillary Data. In: Quaternary International 575–576 (2021), Februar, S. 308–316. – ISSN 10406182.

[2] Pundir, Sunil K. ; Garg, Rahul D.: A Comprehensive Approachfor Off-Road Trafficability Evaluation and Development of Modified Equation for Estimation of RCI to Assessregional Soil Variation Using Geospatial Technology. In: Quaternary Science Advances 5 (2022), Januar, S. 100042. – ISSN 26660334.

[3] Vega-Nieva, Daniel J. ; Murphy, Paul N. C. ; Castonguay, Mark ; Ogilvie, Jae ; Arp, Paul A. : A Modular Terrain Model for Daily Variations in Machine-Specific Forest Soil Trafficability. In: Canadian Journal of Soil Science 89 (2009), Februar, Nr. 1, S. 93–109. – ISSN 0008-4271, 19181841.

Autor:
João Júnior
Especialista de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais
Licenciado em Engenharia Geográfica, pela Universidade Agostinho Neto.