Formando do GGPEN na difusão da educação espacial
No âmbito do asseguramento à criação de competências tecnológicas e humanas nacionais e a transferência do saber fazer, no quadro do Programa Espacial Nacional, foi realizada, no dia 21 de Maio, pelas 9 horas, no Instituto Superior Politécnico do Zango (ISPOZANGO), uma palestra de duas horas sobre Cansat, num convénio entre a instituição e o Eng.º Gelson Camilo, certificado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no curso de Pequenos Satélites. O palestrante é recém-formado em Engenharia Informática pelo ISPOZANGO.
O evento contou com a participação de 25 estudantes do 1º ao 3º ano, dos diferentes cursos ministrados pela instituição. Durante a palestra foi esclarecido aos participantes o funcionamento de um satélite de grande porte e falou-se da importância dos satélites menores (Cansat), do seu funcionamento efectivo e a estrutura.
Durante a sessão de perguntas e respostas sobre satélites, o palestrante debruçou-se sobre James Webb, telescópios no espaço e sobre a necessidade e importância de se colocar um satélite em órbita. As missões e funções de cada satélite.
A actividade teve como objectivo difundir a educação espacial dentro daquela instituição, explicar o que é um cansat, esclarecer o funcionamento de um satélite e motivar os estudantes a se envolverem no ambiente espacial, uma vez que estamos cada vez mais próximos do lançamento do nosso satélite.