Angola nas meias-finais do Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica

O quadro em formação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), sob acompanhamento do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), o Doutorando Lumonansoni André, está nas meias-finais do Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC), edição 2022.

Angola passou para as meias-finais com 20 pontos, dos 25 que são a pontuação máxima da competição. A organização, que chamou o concorrente angolano de “incrível”, acrescentou ainda que “se podia orgulhar de tal feito, pois não são problemas fáceis de se resolver, levando 3 meses de análise dos resultados”.

O Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC) é uma competição internacional de ciências, que permite que estudantes de todos os países provem as suas habilidades e liberem a sua criatividade nas áreas de astronomia e astrofísica.

O IAAC oferece a oportunidade única de aplicar as suas habilidades em problemas desafiadores. Os participantes podem receber certificados, prémios em dinheiro e reconhecimento global.

Para participar do Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica, é necessário ser estudante do ensino médio ou universitário. Alunos de todas as classes e de todos os países estão convidados a participar, nas duas categorias de idade:

Júnior: menor de 18 anos em 20 de Maio de 2022 e

Jovens: maiores de 18 anos em 20 de Maio de 2022.

Dependendo da categoria de idade, terá que marcar mais pontos para se qualificar para a próxima volta. Para resolver os problemas, o participante deve estar interessado em astronomia, ser inteligente e criativo. Também deve ter uma conexão com a Internet estável para enviar a sua solução on-line por meio do formulário.