Especialista do GGPEN termina curso sobre Procedimentos de Coordenação de Satélites e Arquivos na UIT

O especialista do GGPEN, Silva Malaca, terminou o curso sobre os Procedimentos de Coordenação de Satélites e Arquivos, no âmbito de capacitação de quadros em matérias ligadas a coordenação de frequência nas Bandas não planeadas, administrado por especialistas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em parceria com o Instituto Africano de Telecomunicações de Nível Avançado (AFRALTI).

baseado no regulamento de radiocomunicação da UIT, o curso visa fornecer formação em:

  • Procedimentos de alocação de espectro orbital, coordenação, notificação e gravação para bandas de frequência não planeadas;
  • Execução de exames técnicos e regulamentos de arquivos de satélites;
  • Coordenação entre redes de satélites geoestacionárias, recepção de avisos espaciais para o API (Advanced Public Information – do inglês – Informação Pública Avançada), CRC (Coordination Request – do inglês – Pedido de Coordenação) e notificação;
  • Softwares e base de dados BR Space,
  • Recuperação de custos de arquivos de redes de satélite;
  • Comentário em secções especiais API e CRC e procedimentos regulatórios para redes de satélites não sujeitas a coordenação.

Até a data de hoje, os satélites continuam a ser lançados desde 1957, com o Sputnik. Muita informação técnica complexa foi criada e armazenada através da UIT por meio de tratados  intenacionais vinculativos.

Ao ter acesso a esta informação através da base de dados BRIFIC, o GGPEN ganhou competências em matérias de coordenação e procedimentos de notificação, contidas no regulamento de rádio. Com o lançamento do ANGOSAT-2, a familiarização com esta informação é uma mais valia, devido os trabalhos de coordenação de frequências para permitir a notificação e evitar as interferências com dispositivos.

Desde já, o GGPEN agradece a participação e a parceria com a UIT, em matérias de coordenação e pela capacitação dos quadros.