Começam aulas para certificação na Academia de Drones e Dados da África

As aulas para o certificado de nível 2 de Drone & Data Technology começaram esta segunda-feira, 07, na Academia de Drones e Dados da África (ADDA), na Universidade de Ciência e Tecnologia do Malawi, em Thyolo. A mudança faz parte dos esforços para promover o uso de drones e sensoriamento remoto em programas e serviços que impactará a vida das comunidades africanas.

Entre as actividades programadas para o primeiro dia, estiveram Teste de Covid-19 aos alunos, Mensagem de Boas-vindas do Instrutor ADDA, Introdução à equipa ADDA e auto-apresentação dos alunos, Visão geral do curso CDDT2, Introdução da Equipa de Apoio ao Estudante MUST pelo Reitor de Assuntos Estudantis. O período da manhã terminou com uma demostração de voo.

No período da tarde, houve a primeira sessão de laboratório, onde os estudantes foram instruídos/ensinados a montar um Glider, que é um Drone de ASA fixa que não depende dos sistemas de propulsão para voar. Introduzindo assim aos estudantes temas como estabilidade e controlo de voo, bem como as primeiras noções de aerodinâmicas.

Com essas certificações à nível internacional será possível ao GGPEN criar programas de certificação de Drone e Dados a nível Nacional para ensinar outros angolanos, bem como aplicar tal conhecimento nas tarefas já desempenhadas, que tem a ver com o sensoriamento remoto por satélite.

Leia também: Arranca segunda fase do curso de Montagem, Operacionalização e Processamento de Dados de Drones