Embaixadora de Angola em Viena profere discurso na 59ª Sessão do Subcomité Técnico e Científico do COPUOS

O segundo dia de trabalhos da 59ª Sessão do Subcomité Técnico e Científico do COPUOS contou com a participação activa de Angola.

A Embaixadora de Angola em Viena, Sua Excelência Embaixadora Teodolinda da Rosa Rodrigues Coelho proferiu hoje, 8 de Fevereiro, um discurso em representação de Angola perante o SubComité Técnico e Científico.

O discurso de sua Excelência Embaixadora Teodolinda da Rosa Rodrigues Coelho durante o segundo dia de sessão de trabalhos do SubComité Técnico e Científico, no qual discutem-se anualmente os aspectos científicos e técnicos das actividades espaciais à nível internacional, marca formalmente a primeira intervenção de Angola no COPUOS enquanto Estado Membro permanente deste Comité, desde o seu ingresso, a 27 de Outubro de 2021.

No seu discurso destaca-se o agradecimento ao Secretariado do COPUOS, para com o apoio prestado a Angola a propósito do seu ingresso no COPUOS, a crescente importância do uso pacífico do espaço e desenvolvimento de aplicações espaciais para o progresso socioeconómico, bem como o lançamento do Angosat-2.

“Em breve Angola colocará em órbita um satélite de telecomunicações, no âmbito da Estratégia Espacial Nacional. Angola passou de um país não espacial para um país espacial emergente em um período de 11 anos, e isso é apenas o começo”, apresentou a Embaixadora e acrescentou ainda que “por meio de nosso desenvolvimento de infra-estrutura espacial, programas de capacitação e política espacial, pretendemos contribuir para o engajamento dos Comitês e para a comunidade internacional, e esperamos que, por meio da cooperação, o mundo se torne um lugar mais seguro e próspero”.

Foi destacada também a intenção de Angola contribuir nesta importante plataforma internacional.

Durante a sessão de hoje foram abordados temas relacionados com o clima espacial, sustentabilidade a longo prazo das actividades espaciais, fontes de energia nuclear, detritos espaciais e espaço e saúde global, tendo contado com a intervenção de vários países que são igualemente membros permanentes do COPUOS.

Leia também:

Angola participa na 59ª Sessão do Subcomité Científico e Técnico do COPUOS

COPUOS: Angola integra Comité para Usos Pacíficos do Espaço