Abertas candidaturas para 15 bolsas de doutoramento na Namíbia

Vagas disponíveis apenas para cidadãos de Angola e da África do Sul.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada de Recursos Hídricos (SGSP – IWRM) do Centro de Serviço Científico da África Austral para Gestão das Mudanças Climáticas e Terra Fértil (SASSCAL) está a disponibilizar 15 bolsas de estudo para candidatos aprovados na Universidade de Ciência e Tecnologia da Namíbia (NUST), em quatro programas de doutoramento.

Todos os candidatos aprovados serão financiados em tempo integral e deverão residir em Windhoek, Namíbia. Espera-se também que os candidatos dediquem-se à pesquisas de campo a fim de colectarem dados em um ou mais dos cinco países pertencentes ao SASSCAL.

Os candidatos terão que realizar também um trabalho de pesquisa para uma instituição alemã por um período de pelo menos três meses.

Elegibilidade geral

Para participar do Programa de Doutoramento SGSP-GIRH, o candidato deve ser: nacional ou residente em Angola ou África do Sul; não ser beneficiário de outro financiamento de bolsa de estudos no momento da inscrição; não deve ter recebido uma bolsa de doutorado ou bolsa para o mesmo ou estudo semelhante nos últimos 5 anos; preferencialmente ser empregado ou vinculado a uma instituição pública ou privada na água ou sector relacionado; ter uma carta confirmando que o candidato será liberado do trabalho para estudar em tempo integral.

A Bolsa SGSP-IWRM cobrirá os seguintes custos:

  • Subsídio mensal adequado que inclui alojamento;
  • Taxas académicas, como propinas;
  • Despesas de pesquisa dependendo do tópico, que pode incluir um trabalho de campo, equipamento, incluindo um laptop e participação em conferências/workshops;
  • Custo com Seguro Saúde;
  • Despesas de viagem e visto, bilhetes de avião, custos de visto de estudo e autorização de residência relacionado ao programa.

Procedimentos de aplicação

Os candidatos que se enquadram na elegibilidade e requisitos académicos são convidados a aplicar através da plataforma de candidaturas online Luse.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar online os seguintes documentos:

  • Carta de candidatura articulando a motivação para estudar no SGSP-IWRM, como você pretende aplicar o adquirido conhecimentos e habilidades em sua carreira e no seu país;
  • Currículo (de duas páginas (máximo) que inclui competências essenciais, experiência, publicações e habilidades únicas específicas você possui que o torna um candidato adequado;
  • Cópias autenticadas de seu acadêmico, profissional e outras qualificações relevantes para este programa, incluindo transcrições/registros acadêmicos;
  • Cópia de uma publicação na qual você está listado como autor/co-autor em uma das áreas de intervenção de investigação SGSP-IWRM;
  • Três cartas de referência assinadas de cada dos seguintes: empregadores, se aplicável, instituição acadêmica (de um professor e chefe de departamento/instituto), e um indivíduo que conhece seu carácter;
  • Nota conceitual de pesquisa.

Sobre o SASSCAL

O Centro de Serviços Científicos da África Austral para Gestão das Mudanças Climáticas e Terra Fértil (SASSCAL) é uma iniciativa dos Governos de Angola, Botsuana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Alemanha, em resposta à desafios da Mudança Global. O SASSCAL pretende investir em programas de ensino e pesquisa inovadores relacionados a tópicos de mudança global na África Austral.

Em um esforço para atender às necessidades de capacidade do sector de água regional para profissionais altamente qualificados, a SASSCAL criou o Programa de Pós-Graduação SASSCAL em Gestão Integrada de Recursos Hídricos (SGSP – GIRH), na Universidade da Namíbia de Ciência e Tecnologia (NUST). O programa é implementado pela NUST em parceria com o Centro Internacional de Recursos Hídricos e Global Change (ICWRGC) com sede no Instituto de Hidrologia em Koblenz Alemanha.

Com esta chamada para doutorandos, a SASSCAL visa fortalecer a gestão de recursos hídricos, aprimorando a capacidade de pesquisa dos cientistas da África Austral com início de carreira altamente qualificada.

O principal objectivo do SGSP – GIRH é desenvolver e implantar um inovador e excelente programa de educação e pesquisa colaborativa regional em nível de doutorado, que é complementado por shorts seleccionados sob medida e cursos de actualização para tomadores de decisão nos sectores públicos e privados. O uso das TIC, incluindo plataformas virtuais e online serão chave neste esforço para apoiar a capacidade futura de desenvolvimento.

O SGSP-IWRM é implementado pela NUST em cooperação com o Centro Internacional para Recursos Hídricos e Mudança Global (ICWRGC) no Instituto Federal de Hydrology (BfG) em Koblenz, Alemanha, como parceiro alemão, bem como outros acadêmicos e parceiros técnicos na África Austral.

Mais informações sobre as bolsas de estudo aqui.