GGPEN apresenta Laboratório de Comunicação via Satélite ao Presidente da República

Durante o acto inaugural do Centro Tecnológico de Luanda Digital.AO pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no dia 18 de Janeiro, técnicos do GGPEN fizeram a apresentação do Laboratório de Comunicação via Satélite, instalado no âmbito das acções do Programa de Educação Espacial.

O Laboratório foi desenvolvido pelo GGPEN, em parceria com o ITEL e o INFOSI, com o objectivo de disseminar conhecimento sobre ciência, tecnologia e indústria espacial à juventude angolana.

O Digital.AO é uma infra-estrutura tecnológica afecta ao Instituto de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), localizado no Distrito Urbano do Rangel, bairro CTT, que pretende apoiar indivíduos com ideias inovadoras, proporcionando e disponibilizando um ambiente adequado e meios tecnológicos para o desenvolvimento de projectos inovadores, a par de um Centro de Formação.

Tem como objectivo facilitar a transformação de ideias inovadoras de jovens angolanos em negócios concretos e sustentáveis, segundo o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

No Laboratório de Comunicação via Satélite, o Presidente da República foi inteirado sobre os objectivos da criação do referido laboratório, parcerias, cursos ministrados e um resumo do que acontece ao sinal numa cadeia de transmissão e recepção da comunicação via satélite simulada em laboratório.

O referido laboratório visa apoiar os jovens e profissionais com interesse de iniciar carreiras nas comunicações por satélite como instalador de antenas VSAT ou operador de NOC (Network Operator Center) e configura-se como uma porta de oportunidade para a capacitação profissional.

“Os fundamentos de radiofrequência ensinados aos formandos, permite-lhes perceber os fenómenos reais da comunicação via satélite, através da aplicação prática dos conceitos e técnicas de manipulação do sinal, dando-lhes a oportunidade de poder consolidar os conceitos teóricos aprendidos na academia ou experiência de trabalho”, conforme explicou a engenheira do GGPEN afecta ao canal de serviço e payload do Angosat-2, Ermeliana Tchipita Soares.

“A instalação deste laboratório pelo GGPEN no Digital.AO visa preparar jovens individualmente ou organizados em cooperativas para que futuramente, com o advento do satélite Angosat-2, possam ser estes os dinamizadores da inclusão digital nas suas comunidades, através da prestação de serviços digitais como internet, telefonia, dados, educação à distância, telemedicina, etc., acelerando, deste modo, a expansão da marca Digital.AO em todo território nacional, de forma simples e com custos reduzidos em infra-estruturas de telecomunicações, proporcionado pelos terminais VSAT”, afirmou, Gilberto Gomes, responsável pela Educação Espacial no GGPEN.

Na ocasião, o Ministro Manuel Homem enfatizou ao Presidente que parcerias como estas têm sido exitosas, porque, dentre muitos outros factores, os Directores das três instituições (GGPEN, ITEL e INFOSI) são ex-alunos do ITEL e carregam esta cultura tecnológica.