Logo sadc rd

Angola participa do Workshop de Comunicações por Satélite da SADC

Angola participa, nos dias 27 e 28 de Janeiro, do Workshop de Comunicações por Satélite da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). De recordar, que o país lidera o Comité de Direcção do Programa de Partilha de Satélites da organização regional.

Participam da reunião, que decorre de forma virtual, os Grupos Técnicos de Trabalho de Especialistas em Satélites da SADC. Dentre os temas que estão a ser discutidos, destaca-se a apresentação dos planos regionais sobre partilha de recursos, a fim de diminuir os custos com serviços de satélites, discussão dos diferentes programas espaciais dos países, dentre eles, Botsuana, Malawi e África do Sul apresentaram os seus avanços na área espacial.

De ressaltar que permanece o interesse dos países membros da SADC na evolução do Programa Espacial Angolano.

O objectivo da criação do Programa de Satélites Partilhados da SADC é de aproveitar o potencial da tecnologia de satélite para fornecer serviços e produtos de comunicação por satélite para atender às necessidades económicas, políticas, sociais e ambientais da região.

Tem como metas estabelecer um programa de satélite coordenado, eficaz, inovador e inclusivo liderado pela SADC até ao final de 2020; coordenar a recuperação dos slots atribuídos da ITU (Apêndice 30 / 30A / 30B) e seu espectro de frequência associado, até Dezembro de 2019; lançar um Satélite Partilhado SADC até 2027 e construir capacidade regional em tecnologia de satélite.