QUATRO ESTUDANTES DO ISTM REALIZAM PALESTRAS SOBRE CANSATS

Quatro estudantes do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) realizaram quatro palestras com o objectivo de apresentar aos alunos do instituto a importância dos Cansats e os seus benefícios científicos para a obtenção de informações úteis para a sociedade.

As palestras, que decorreram entre os dias 31 de Agosto e 21 de Setembro, tiveram também como meta partilhar, com este público, os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso sobre a Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (Cansats), desde a fase de desenho da missão, construção, testes para o lançamento do satélite, lançamento, recolha e análise de dados.

Os palestrantes Borge Nlando, Agostinho Ramos, Ayrton da Cruz e Graciano Baptista foram participantes do Curso de Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (Cansats), promovido pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e executado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, no período de 17 de Maio à 19 de Junho deste ano.

O curso teve como principal objectivo a transferência de conhecimentos teóricos e práticos à academia nacional sobre Ciência e Tecnologia Espacial, assegurando, desse modo, o binómio universidade e indústria espacial nacional.

O referido curso contou com um total global de 126 participantes, provenientes de 26 distintas instituições de ensinos Médio e Superior do país, dos quais, estudantes, docentes e decanos universitários e 12 entusiastas seleccionados a partir da nossa página do Facebook.

Englobou questões como o porquê da exploração espacial, a sua importância e o seu impacto na indústria espacial, generalidades sobre pequenos satélites, desenho de uma missão de satélite, até a fase de lançamento e recolha e análise de dados.

Comentários