Delegação moçambicana conhece projectos do GGPEN

Para além da visita ao Centro de Controlo e Missão de Satélites, na Funda, a delegação do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique visitou também, nesta segunda-feira, 11, a sede do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no Talatona.

A delegação conheceu os departamentos que compõem o Gabinete, estes que são liderados por quadros seniores, com no mínimo sete anos de experiência na área espacial.

A Task Force Moçambicana, que tem Angola como exemplo a ser seguido no que diz respeito à implementação da tecnologia espacial, pretende seguir os caminhos percorridos pelo Governo angolano, desde a aprovação do Programa Espacial Nacional até o lançamento de um satélite.

Durante a visita, a direcção do GGPEN apresentou todas as etapas do projecto Angosat, enfatizando como principal pilar a aposta na capacitação e formação de quadros, dentre outras experiências adquiridas no decurso dos oito anos de lançamento do Programa Espacial Nacional.

Os visitantes interagiram com os especialistas das diversas áreas e tiveram contacto com os resultados das aplicações desenvolvidas pelo GGPEN no âmbito da programa de Observação da Terra, a destacar a Detenção de Derrames de Petróleo, a ferramenta WEBGIS para o Planeamento Urbano e o Sistema de Apoio a Tomada de Decisões – VIDA.