Angola celebra Semana Mundial do Espaço 2021

Palestras, workshops, exposições, oficinas e entrevistas marcaram a celebração da Semana Mundial do Espaço 2021 em Angola, que decorreu de 04 a 10 de Outubro, com mais de dez actividades relacionadas à área espacial a ocorrerem de forma simultânea.

Para além da programação que aconteceu em Viana, Cazenga, Zango 3, Benfica e Rangel, em Luanda, e em Caxito, no Bengo, quadros femininos do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação Social (MINTTICS), estiveram presentes em diversos meios de comunicação, a fim de apresentarem a Semana Mundial do Espaço, que este ano teve como tema “Mulheres no Espaço”.

Com isso, de Cabinda ao Cunene, cada cidadão angolano sintonizado nos diferentes programas de rádio e de televisão puderam ter contacto com a temática da Semana Mundial do Espaço 2021, que teve como objectivo destacar o contributo feminino para o desenvolvimento da tecnologia espacial, bem como conhecer os avanços do sector à nível nacional.

Engenheiras de várias áreas de formação estiveram presentes em diferentes programas da TV Zimbo, TPA1, TPA2, Rádio Nacioal de Angola (RNA) e na MFM, convidando também as meninas e raparigas à seguirem carreira na área espacial.

De ressaltar que a Semana Mundial do Espaço é uma data estabelecida pelas Nações Unidas com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Pelo quarto ano consecutivo, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), órgão afecto ao MINTTICS, a data foi celebrada com actividades ligadas à área espacial, que tiveram como meta despertar o interesse sobre a tecnologia espacial, especialmente, este ano, nas mulheres e raparigas.

Angola celebra a WSW 2021

Abrindo a Semana Mundial do Espaço, a “Jornada do Espaço – Tecnologias Espaciais produzidas em Angola”, apresentou, nos dias 05 e 06 de Outubro, na Mediateca do Cazenga, uma demonstração prática de objectos e aplicações espaciais produzidos em Angola, seis sessões de workshop e palestra de incentivo às mulheres na aposta de uma carreira na área espacial, para mais de 115 participantes.

Em Caxito, no Bengo, técnicos do GGPEN apresentaram os avanços na área espacial para os participantes do Encontro Nacional das Escolas Associadas à Unesco, que ocorreu também do dia 05 de Outubro, e reuniu centenas de participantes.

Já no dia 07 de Outubro, o Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), no Rangel, firmou também o compromisso com a ciência e a cultura espacial dos seus educandos, com uma palestra sobre os planetas do sistema solar, constelações de estrelas e memorização de um mini-dicionário dos fenómenos celestes, seguido do Jogo Educativo “Viagem ao Espaço”, que ajuda a transmitir os primeiros conhecimentos e compreensão do sistema-universo, reconhecimento e classificação dos planetas, constelações, fenómenos celestes e compreensão das constantes cósmicas.

No final, os participantes fizeram a leitura e interpretação das histórias da versão inglesa da banda desenhada do GGPEN, Kids and Satellite.

A Semana Mundial do Espaço 2021 em Angola contou, este ano, com a participação da empresa Nestlé que, através da Aliança da Juventude, realizou uma palestra sobre as “Vantagens da Exploração Espacial” e “Importância dos Satélites”, no Centro de Formação Profissional do Cazenga, com a participação de 71 pessoas, sendo 53 mulheres.

No dia 08 de Outubro, os Kandengues Cientistas apresentaram o painel “World Space Week 2021”, em Viana, no espaço cedido pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, aos integrantes do projecto.

O evento contou com a participação do Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges, em representação do Ministro do MINTTICS, que destacou o facto do conhecimento que está a ser transmitido às crianças do projecto, enquadrar-se na Estratégia Espacial Nacional, que tem como um dos objectivos a formação de quadros para o desenvolvimento da indústria espacial angolana.

Por fim, no dia 09 de Outubro, as crianças do Centro de Acolhimento Rabi, no Zango 3, também conheceram a importância da exploração espacial através de palestras “Robotizando e Programando no Espaço” e actividades práticas realizadas pelos Kandengues Cientistas, em parceria com o GGPEN.

WSW 2022

Finda a Semana Mundial do Espaço 2021, o GGPEN convida as instituições a se preparem para a celebração, em 2022, que terá como tema “Espaço e Sustentabilidade”.

“A ideia de sustentabilidade representa perfeitamente a contribuição inestimável que o espaço dá para a melhoria da humanidade”, destacou o Presidente do Conselho de Administração da World Space Week Association, Fábio Tronchetti.

Participe também em 2022!