BENEFÍCIO DA TECNOLOGIA ESPACIAL É TEMA DE PALESTRA NO LUENA

Durante a abertura da segunda Jornada Científica, do Instituto Superior Politécnico Privado do Luena, no Moxico, o cientista da computação e professor, Derilson Gomes, palestrou sobre o tema “Os Satélites e as suas Aplicações” para cerca de 60 pessoas.

A palestra teve como objectivo informar à comunidade académica, convidados e participantes, sobre os satélites e as suas aplicações, ressaltando o impacto directo e indirecto do desenvolvimento da tecnologia espacial em benefício da humanidade.

O evento, que aconteceu no último dia 5 de Setembro, no auditório do Monumento à Paz, teve como ponto alto o momento de perguntas e contribuições, em que os participantes apresentaram diversas dúvidas, com intuito de obter mais informações sobre as aplicações dos satélites.

“Fizeram também algumas questões relacionadas ao Angosat-1. Mostraram-se ainda entusiasmados ao saber que em algumas províncias beneficiam da compensação de sinal do Angosat-1 e que o Moxico faz parte dessas províncias com o serviço de telemedicina”, explicou o professor.

O cientista da computação disse ainda que finalizou a palestra com a exibição do vídeo criado pelo GGPEN que fala sobre as compensações.

Enquanto o satélite Angosat-2 está em construção, Angola está a beneficiar de cerca de 288 Megahertz, equivalentes a aproximadamente dois cabos de fibra óptica em STM-1, assegurado pela contraparte russa, até que o novo satélite seja concluído, lançado e operacionalizado.

Fruto deste benefício, está a ser possível implementar o serviço de telemedicina em diversas províncias, bem como melhoria do sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) e implementação do projecto Angola Online.

Divulgue também os eventos ligados à área espacial que decorrem na sua universidade, instituto, escola, colégio, entre outros, na nossa página no Facebook, enviando as informações para a página ou para o e-mail geral@gpen.gov.ao.

Comentários