Fotografia na indústria espacial

Conheça os projectos em curso no GGPEN que têm como objectivo utilizar recursos de satélites de Observação da Terra para contribuir com o desenvolvimento socioeconómico nacional.

As imagens capturadas por satélite são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura, do ambiente e para auxiliar no Ordenamento do Território, por exemplo. O GGPEN, no âmbito do uso de recursos de satélites de Observação da Terra, está a desenvolver alguns casos de estudos sobre diferentes importantes temáticas que fazem parte de agendas governamentais em todo mundo e estão intrinsecamente ligadas a Agenda 2030, no que tange o cumprimento de alguns dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

A implementação destes casos de estudos poderá servir como base da criação de produtos como plataformas de monitoramento para diferentes indústrias promovendo diversos serviços que impulsionarão o desenvolvimento tecnológico e a economia.

Agricultura

Nesta área, fazendo recurso a imagem de satélite, pretende-se determinar a extensão da área cultivada em todo território nacional, identificar os tipos de culturas nas diversas regiões agrícolas, disponibilizar indicadores sobre o estado da vegetação como NDVI, LAI, índices de fenologia permitindo melhor tomada de decisões durante o ciclo das plantações, sejam estas sobre irrigação ou taxas de aplicação de insumos.

Ambiente

O petróleo é o principal recurso natural explorado em Angola, os derrames causados durante a sua exploração e transporte constituem um sério problema ambiental com grandes implicações económicas para as comunidades costeiras, e para o ambiente em geral, deste modo, o GGPEN tem em desenvolvimento um caso de estudo sobre monitorização de derrame de petróleo no Norte de Angola utilizando de imagens de radar e imagens ópticas de alta resolução.

Ordenamento do Território

As construções anárquicas e ocupação ilegal de terrenos são alguns dos problemas que desafiam o normal ordenamento de um território e planeamento urbano de cidades. O GGPEN desenvolve um caso de estudo sobre a utilização de dados de satélites de observação e ferramentas de GIS (Sistema de Informação Geográfica) para apoio a tomada de decisão no âmbito do planeamento urbano das cidades.