Instalação de laboratório russo aumenta volume habitável da Estação Espacial Internacional

O laboratório russo Nauka atracou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) após um voo de oito dias. O módulo de 13 m de comprimento e 20 toneladas foi conduzido para a parte traseira da plataforma orbital, conectando-se com os outros segmentos russos importantes na ISS.

O novo módulo resultará em um aumento significativo do volume habitável do ISS, elevando-o em 70 metros cúbicos.

Os cosmonautas usarão o espaço extra para realizar experimentos e armazenar cargas. Também vão usá-lo como área de descanso, além de um outro banheiro para a tripulação usar na estação.

Além disso, o módulo carrega consigo um grande braço robótico (ERA) fornecido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Este dispositivo de 11 m de comprimento será capaz de operar em toda a extremidade russa da ISS. Com a ajuda de uma articulação de “cotovelo”, mudará de posição movendo-se mão sobre mão.

O ERA pode agarrar componentes de até oito toneladas de massa com uma precisão de 5 mm. Os membros da tripulação da ISS também poderão usar o braço para manobrar durante uma caminhada no espaço.

Histórico

O Nauka deveria ter sido lançado em 2007, mas o projecto sofreu repetidos atrasos no cronograma, em parte por causa de dificuldades de orçamento, mas também porque os engenheiros encontraram uma série de problemas técnicos durante o desenvolvimento.

Mesmo após ter sido lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, uma semana atrás, ele teve problemas de propulsão que exigiram soluções alternativas dos controladores em Moscou.

Sistemas autônomos aproximaram o módulo antes que o cosmonauta Oleg Novitsky assumisse o controlo manual de dentro da ISS nos últimos metros de aproximação.

A conexão foi confirmada às 13:29 GMT, 16:29, horário de Moscou, quando Nauka e a ISS estavam voando sobre a fronteira entre a Mongólia e a China a uma altitude de 420 km (260 milhas).

O último segmento russo de tamanho considerável enviado para a estação foi Rassvet. Esta unidade de armazenamento de 6 m de comprimento foi colocada em seu lugar em 2010 por um dos últimos voos de ônibus espacial dos Estados Unidos.