GGPEN apoia competição que tem como recompensa viagem à Estação Espacial Internacional

O GGPEN foi convidado a colaborar e a apoiar a realização do programa Space Hero através da assinatura de uma carta de apoio. A iniciativa tem por finalidade encorajar o acesso ao espaço para todos, por meio de uma competição global, cuja recompensa será uma viagem à Estação Espacial Internacional.

Assim, o GGPEN junta-se a outras instituições ligadas ao Espaço e Agências Espaciais internacionais, tendo em conta o objectivo de potenciar as acções ligadas às actividades espaciais, sendo uma plataforma que promove a educação espacial.

O reality show Space Hero pretende percorrer o globo em busca de pessoas comuns que competirão por um grande prémio: uma estadia de dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional, com data de lançamento prevista para 2023.

O grupo seleccionado de competidores passará por um treinamento extensivo e enfrentará desafios para testar a sua força física, mental e emocional – qualidades essenciais para um astronauta no espaço.

O vencedor será escolhido por pessoas ao redor do mundo durante uma transmissão em directo. O show seguirá a viagem do participante até a estação espacial e terminará quando ele ou ela voltar para a Terra.

Tal apoio, enquadra-se num dos objectivos do GGPEN, que é o estabelecimento de cooperação com entidades estrangeiras que se dediquem a actividades nos diversos domínios da indústria espacial.

A competição para esta jornada única começará no final de 2021. A chamada será aberta a todos os maiores de 18 anos e fluentes em inglês. O voo está previsto para 2023. Mais informações sobre o programa e como será possível participar, serão divulgadas no nosso portal, posteriormente.

Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) é um projecto de construção multinacional que é a maior estrutura única já colocada no espaço. A sua construção principal foi concluída, entre 1998 e 2011, embora a estação evolua continuamente para incluir novas missões e experimentos. Tem estado continuamente ocupada desde 2 de Novembro de 2000.

Em Janeiro de 2018, 230 pessoas de 18 países visitaram a Estação Espacial Internacional. Os principais países participantes incluem os Estados Unidos e a Rússia. O tempo do astronauta e o tempo de pesquisa na estação espacial são alocados às agências espaciais de acordo com a quantidade de dinheiro ou recursos (como módulos ou robótica) com que contribuem.

A ISS inclui contribuições de quinze nações. NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia) e a Agência Espacial Europeia são os principais parceiros da estação espacial que contribuem com a maior parte do financiamento. Os outros parceiros são a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa e a Agência Espacial Canadense.