INSTITUTO SUPERIOR DO LUENA CELEBRA A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
No âmbito da celebração da Semana Mundial do Espaço, realizou-se ontem, no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico Privado do Luena (ISPPL), um workshop com objectivo de celebrar a data, partilha e reflexão de temáticas relacionadas com a conquista do espaço, satélites e suas aplicações, bem como os pequenos satélites (Cansats).
O workshop contou com a participação de 33 estudantes do curso de Engenharia Informática do Departamento de Ciências Técnicas e Engenharias do ISPPL. Estiveram presentes também cinco professores do mesmo departamento.
A actividade teve início com a apresentação do evento, sendo esta a primeira edição de celebração da Semana Mundial do Espaço na província do Moxico.
“Os participantes mostraram-se bastante entusiasmados com o documentário Os 50 anos de chegada do Homem à Lua, apresentado na ocasião. Houve ainda uma palestra com o tema Satélites e suas aplicações, em que fez-se uma reflexão sobre como seria a vida do homem actual sem satélites por um dia, bem como a identificação das vantagens do seu uso”, disseram os organizadores.
“A abordagem sobre os pequenos satélites foi o ponto mais alto, sendo este um tema bastante actual e ao qual os participantes vem acompanhando as notícias relacionadas a esta tecnologia por meio das redes sociais e não só. Já na leitura do livro Engenharia de Sistemas de Comunicação por Satélites de António Madaleno, mostraram-se bastante interessados pelo mesmo”, disseram.
O evento contou ainda com uma abordagem sobre a ciência e a tecnologia espacial e como esta vem evoluindo e tem ajudado a melhorar a vida da humanidade, assim como a afirmação de Angola neste campo e a implementação do Plano Nacional Espacial 2016-2025:
“Os estudantes mostraram-se expectantes e ansiosos em termos os Angosats em órbita, assim como poderem participar de mais experiências relacionadas com os Cansats, por se tratar de um projecto educativo bastante atractivo e de grande importância para partilha de conhecimento e contacto directo com as fases de uma missão espacial”.
A explicação da curta metragem foi feita pelo Engenheiro Informático, Inocêncio Mashingo. Já a leitura e explicação do livro foi feita pelo Engenheiro Informático, Vasconcelos Simão, e a temática sobre os satélites e as suas aplicações, a breve abordagem sobre pequenos satélites (Cansats), com destaque para Cansat angolano, foi feita pelo cientista da computação, Derilson Gomes.