GGPEN participa em evento sobre utilização de pequenos satélites para monitorar o Atlântico e zonas costeiras

O GGPEN participou, nos dias 15 e 16 de Julho, do Towards an Atlantic Constellation – Workshop for Preliminary User Needs and Requirements, que teve como objectivo identificar as necessidades dos usuários no que diz respeito a utilização de dados de observação da terra para monitorização do oceano e de regiões costeiras, e definir os requisitos técnicos da constelação de satélites.

O evento foi promovido pelo Atlantic International Research Centre (AIR Centre), em articulação com Portugal (PT Space eCoLab+Atlantic), México (AEM), o Reino Unido (Catapult SA), Espanha (CDTI), Nigéria (NASRDA), África do Sul (SANSA), Noruega (NTNU), Egipto (EGSA), Brasil (INPE) e Canadá (ASC-CSA).

O GGPEN esteve representado pelos engenheiros Luciano Lupédia, Daniel Kupeia, Marco Romero e Leonardo Pinheiro.

Resiliência a Desastres Naturais Costeiros, Produção Sustentável de Alimentos, Melhoria da Gestão de Recursos Marinhos e Costeiros e Melhoria da Monitorização Ambiental e Marítima, foram alguns dos temas abordados no evento.

Os principais contributos para o desenho preliminar da constelação apresentados durante o workshop foram que a mesma deve ser constituída por dezasseis pequenos satélites, de aproximadamente 20 Kg cada, deve operar com sensores passivos do tipo multiespectral (5 m de resolução espacial), hyper-espectral (50 m de resolução espacial), GNSS-R, AIS- VDES e um repetidor IOT (5G), numa órbita sincronizada com o sol (Sun-synchronous orbit), numa altitude 600 km.

Air Centre

O Atlantic International Research Centre (AIR Centre) é uma rede de cooperação internacional ao longo e através do Atlântico, com uma abordagem integrativa para o avanço e a partilha de conhecimento do espaço, atmosfera, oceanos, alterações climáticas, energia e ciência de dados, bem como as suas interações. Seu tema central é a cooperação Norte-Sul e Sul-Norte, Leste-Oeste e Oeste-Leste.

O AIR Centre é o resultado de um processo de diplomacia científica de dois anos, denominado Atlantic Interactions, que foi iniciado em 10 de Junho de 2016 e continuou com mais de 30 outros workshops temáticos científicos e políticos em todo o mundo.

Quatro países estão liderando a implementação do AIR Centre por meio de sua participação no Executivo, a saber, Portugal, Espanha, Brasil e África do Sul.

Outros cinco países estão associados ao AIR Centre (Nigéria, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Uruguai) e outros três actuam como observadores (Reino Unido, Argentina e Índia).