ANGOSAT-2 entra em órbita em 2022
Até 2022, o Angosat2 deverá entrar em órbita, segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.
“O que podemos afirmar é que decorre um cronograma que foi estabelecido entre as partes e não há atraso verificado”, disse o ministro, garantindo estar assegurada toda a engenharia técnica, para permitir que este processo ocorra dentro dos procedimentos estabelecidos.
Manuel Homem falava esta quarta-feira, 28 de Abril, no final da reunião do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o Estatuto Orgânico do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional. Este diploma vai permitir a realização de actividades de exploração espacial.
De acordo com ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o país tem um amplo programa estratégico nacional que vai reajustar o Estatuto Orgânico do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional para que esteja alinhado às normas internacionais.
Além disso, Manuel Homem disse que Angola está a desenvolver um programa espacial que permitirá o lançamento dos primeiros segmentos de infra-estruturas espaciais, como o satélite. Este programa, já em curso, está a ser adequado para acompanhar esta iniciativa e outras que visam melhorar o trabalho de exploração espacial no país.
Na reunião do Conselho de Ministros foi também aprovado o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Estatuto Orgânico do Centro de Formação de Jornalistas CEFOJOR.
Manuel Homem disse que se pretende incentivar a formação dos jornalistas, com cursos de profissionalizantes nas mais distintas áreas, com o objectivo de capacitar cada vez mais os quadros do sector da comunicação social.
Os estatutos orgânicos do Instituto Nacional de Desminagem, do Instituto Angolano da Propriedade Industrial, da Agência Nacional de Acção Contra e Minas e da Escola Nacional do Comércio foram igualmente aprovados pelo Conselho de Ministros.