PROJECTO DE EXPLORAÇÃO DE DADOS DE SATÉLITES PARA O MONITORAMENTO DA SECA

O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN), lançou, hoje, em Ondjiva, Cunene, o Projecto de Quantificação da Problemática da Seca no Sul de Angola.

O projecto tem como objectivo demonstrar a implementação de um protótipo do sistema de exploração de dados de satélite para a gestão hídrica e monitoramento da seca.

O acto foi orientado pelo Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Dr. José Carvalho da Rocha, que está em Ondjiva a frente de uma delegação do sector.

O lançamento do projecto conta com a presença de renomados investigadores internacionais que apresentam soluções para minimizar os efeitos da seca nas pessoas, como Dr. Yohei Sawada, da Universidade de Tóquio (Japão), Dr. Tejumola Taiwo, da Universidade Internacional do Espaço (França), Msc. Rei Kawashima, do UNISEC (Japão) e Dra. Katlyn Turner, do MIT (EUA).

A investigadora principal do projecto é a professora doutora Danielle Wood, que actua como professora no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA – melhor Universidade de Engenharia do mundo. Lidera o grupo de pesquisa que usa os satélites para resolver problemas complexos na terra, projectando sistemas inovadores que aproveitam a tecnologia espacial para resolver os desafios do desenvolvimento em todo o mundo. Antes de actuar como docente no MIT, a professora Wood ocupou vários cargos na sede da NASA. Obteve o seu doutoramento em engenharia aeronáutica e aeroespacial no MIT.

De acordo com dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola, actualmente, 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

Com o Projecto de Quantificação da Problemática da Seca pretende-se explorar os dados de satélites para se combater a problemática da seca, determinar a taxa de ocupação do solo; identificar as fontes hídricas superficiais; determinar a densidade populacional; realizar análises do histórico das precipitações das regiões e do índice de vegetação e actuar na prevenção e monitorização das secas.

Depois do lançamento, hoje, na mediateca António Didalelwa em Ondjiva no Cunene, acontece o Workshop com os prelectores, nesta quinta-feira, 14 de Novembro, no Instituto Superior de

Comentários