FITITEL 2019: MINICURSO DE MONTAGEM DE CANSAT COM GRANDE ADESÃO

Iniciou, ontem, o minicurso de montagem de pequenos Satélites (Cansat), em alusão as festividades da 11ª edição da FITITEL 2019 –  Feira de Inovação Tecnológica do ITEL que decorre no Instituto de Tecnologia, de 04 a 06 de Dezembro de 2019, sob o tema “Era Digital – Inclusão da Tecnologia para o Desenvolvimento da Sociedade”.

O curso de pequenos satélites (Cansat) é uma aposta do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) e executado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN). Tem como finalidade transmitir conhecimentos teóricos e práticos para a academia nacional sobre Ciência e Tecnologia Espacial.

Para este curso foram contabilizadas um total de 140 inscrições de candidatos dos ensinos Médio e Superior de distintas instituições de Luanda, das quais foram seleccionados 60 para atender a formação, o que deu lugar a três turmas, isto é, turma do dia 4, do dia 5 e do dia 6, cada uma delas integrando 20 alunos e uma carga horária de 4 horas (das 09h às 13h) por turma.

O primeiro dia de formação do minicurso de pequenos satélites (Cansat) deu aos participantes a oportunidade de obterem conhecimentos teóricos e práticos ligados à ciência e tecnologia espacial, tais como, conceitos gerais de satélites e a sua importância, conceitos de pequenos satélites, conceitos gerais sobre cansats, Cansat Angolano, descrição dos subsistemas do Cansat Angolano, montagem e integração e recepção de telemetria na estação terrena.

A sessão foi fechada com a apresentação do módulo, Desenho de Missões Especiais e etapas de construção de um pequeno satélites, temática que deixou os formados bastante, empolgados e curiosos.

As últimas horas do primeiro dia do minicurso foi marcada com a visita de sua Excia. Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que encorajou os formandos a dedicarem-se ao conhecimento que estava a ser partilhado, pois eles poderão vir a ser os futuros divulgadores deste conhecimento. 

 A formação é ministrada por especialistas angolanos afectos ao GGPEN certificados internacionalmente pela UNISEC – University Space Engineering Consortium (do inglês, Consórcio de Universidades de Engenharia Espacial).

O Cansat é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa, aproximadamente 300g. O desafio para os participantes é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite, como alimentação, carga útil, computador de bordo e comunicação, num volume de uma lata de refrigerante.

Por outro lado, ontem, o GGPEN iniciou, igualmente, a sua participação na FITITEL 2019 – Feira de Inovação Tecnológica do ITEL com a exposição de vários projectos ligados ao espaço, nomeadamente, o Cansat Angolano com a estação terrena, Bandas Desenhadas (1ª, 2ª e 3ª edições), o aplicativo Angosat Educa e aplicação de exploração de dados espaciais (software para monitoramento da seca).

Comentários