CANSAT: PARTICIPANTES DE MINICURSO TIVERAM AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS

O segundo dia do minicurso de montagem de pequenos satélites (Cansat Angolano), que decorre na 11ª edição da FITITEL 2019 – Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Tecnologia, contou com a presença de 23 participantes, que durante 5 horas tiveram uma experiência teórica e prática sobre conceitos gerais de satélites, a sua importância e conceitos específicos sobre o Cansat Angolano.

Depois dos conceitos teóricos, os participantes puderam realizar a montagem do Cansat Angolano, estabelecer a comunicação com a estação terrena e receber a telemetria. Foi ainda possível simular o envio de comandos a fim de permitir que o Cansat Angolano tirasse fotografias.

O curso de pequenos satélites (Cansat) é uma aposta do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) e executado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN). Tem como finalidade transmitir conhecimentos teóricos e práticos para a academia nacional sobre Ciência e Tecnologia Espacial.

Para este curso foram contabilizadas um total de 140 inscrições de candidatos dos ensinos Médio e Superior de distintas instituições de Luanda, das quais foram seleccionados 60 para atender a formação, o que deu lugar a três turmas, isto é, turma do dia 4, do dia 5 e do dia 6, cada uma delas integrando 20 alunos e uma carga horária de 4 horas (das 09h às 13h) por turma.

Leia também: 

FITITEL 2019: minicurso de montagem de Cansat com grande adesão

Comentários