
“Investimento angolano no sector espacial: ganhos e oportunidades” apresentado na Huíla
Os ganhos e oportunidades advindos do investimento que Angola tem feito no sector espacial foram apresentados, no dia 25 de Abril, para mais de 140 pessoas, entre professores e estudantes, no Instituto Politécnico da Humpata, na Huíla.
A apresentação foi feita pelo Embaixador para Educação Espacial do GGPEN, Eng. Edílson Vicente, que destacou, durante a sua fala, que em Angola, o sector espacial já oferece diversas oportunidades, especialmente para jovens, através de formações, estágios e cursos, além da possibilidade de parcerias com entidades internacionais.
Prosseguiu, confirmando que, fruto das formações ministradas pelos quadros do GGPEN, muitos jovens já desenvolvem programas de ensino no domínio espacial, disse, citando como exemplo, as organizações Kandengues Cientistas, Tecno Excelência e Child and Space.
O próprio engenheiro Edílson Vicente é um dos beneficiados, tendo concluído, recentemente, o curso internacional “Understanding Space”, ministrado pela TSTI e financiado pelo GGPEN, para 40 jovens angolanos, conhecimento este adquirido que o tem auxiliado nas actividades com o Clube Espacial da Huíla.
Apresentou, igualmente, os produtos e serviços desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Nacional que já estão a ser utilizados para o desenvolvimento de diversos sectores da economia nacional, como agricultura, ambiente, minérios, dentre outros, com aplicações espaciais que utilizam imagens de satélite, drones e inteligência artificial.
“Foi uma palestra com bastante interação, mostrando o interesse crescente para as questões espaciais”, disse.
A palestra, que decorreu em alusão ao mês da Paz, está inserida no âmbito das XVI Jornadas Científicas do Instituto Politécnico da Humpata na Huíla.