“Papel da Inteligência Artificial no sector espacial” apresentado em evento académico no Uíge

“O papel da inteligência artificial no sector espacial” foi apresentado, no dia 21 de Abril, pelo Embaixador para Educação Espacial do GGPEN, Ntumba Mavakala, em um evento académico, no Instituto Politécnico da Universidade Kimpa Vita, no Uíge.

“A Inteligência Artificial actualmente tem impactado muitos sectores e o sector espacial não está isento disso”, explicou.

A Inteligência Artificial no sector espacial desempenha um papel fundamental na optimização de processamento e análise de grandes volumes de dados gerados por satélites, sondas para exploração interplanetária e missões espaciais, melhorando a tomada de decisões, eventos, além de automatizar operações.

Ntumba Mavakala, que concluiu recentemente o curso internacional “Understanding Space”, falou, igualmente, aos 187 participantes da actividade, entre estudantes, docentes e convidados, sobre os produtos e serviços desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Nacional.

Na sua apresentação, o estudante finalista do curso de Engenharia Informática destacou as aplicações espaciais desenvolvidas pelos especialistas do GGPEN, voltadas para apoio aos sectores agrícolas, ambiental, mineiro, dentre outros, e as cooperações à nível internacional, que o GGPEN estabelece para o desenvolvimento do sector no país.

“Estou a ter muitas oportunidades com o Programa de Educação Espacial, por isso, sigo a incentivar os estudantes a se envolverem neste sector promissor, que precisa da juventude angolana”, disse.

O evento, que teve como tema “Proposta de novo paradigma no ensino e aprendizagem face às ferramentas de Inteligência Artificial”, organizado pelo professor Msc. Nkanga Pedro, contou com o apoio do Centro de Investigação Científica e Desenvolvimento do Instituto Politécnico da Universidade Kimpa Vita.

Trajectória

O futuro engenheiro Ntumba Makiese Mavakala tem se destacado, por dentre outras frentes, dedicar-se à utilização de Machine Learning para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O Aprendizado de Máquina (em inglês, Machine Learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da Inteligência Artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Concluiu, recentemente, o curso online oferecido pela empresa TSTI (Teaching Science and Technology Inc.) e financiado pelo GGPEN para 40 jovens angolanos, que disponibilizou aos estudantes conteúdos técnicos e estratégicos fundamentais para a compreensão do sector espacial, baseados na obra de referência “Understanding Space: An Introduction to Astronautics”, do Dr. Jerry Sellers.