Embaixadores do GGPEN apoiam inserção da temática espacial em projecto educacional no Uíge

Os Embaixadores para a Educação Espacial do GGPEN, Faitoma Geraldo e Ntumba Mavakala, realizaram uma visita institucional ao Centro de Formação Tecnológico do Uíge (CFTU), com o objectivo de apresentar propostas de cooperação na área da educação espacial.

A comitiva foi recebida pelo Director Geral da instituição, Dr. Virgílio Cordeiro João, que apresentou o programa “Pequenos Cientistas”, uma iniciativa do CFTU, lançada no mês de Fevereiro deste ano, com objectivo de formar crianças entre os 7 e 12 anos nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Electrónica, Programação, Redes e Inteligência Artificial.

A iniciativa, promovida pelo Centro Tecnológico do Uíge, em colaboração com o Gabinete Provincial da Educação, visa desenvolver habilidades críticas e investigativas nas crianças, preparando-as para contribuir para o desenvolvimento futuro do país. O projecto terá três fases, começando com a formação em informática básica e avançada e aprendizagem de inglês para desenvolver competências fundamentais para o futuro académico e profissional das crianças participantes.

Durante a audiência, os Embaixadores destacaram a relevância da promoção da educação espacial como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento científico e tecnológico da juventude angolana, com ênfase na província do Uíge. Foi proposta a inclusão de módulos de educação espacial no referido programa, estruturados em dois níveis de formação: Educação Espacial para Crianças e Educação Espacial para Adolescentes.

Os embaixadores vão apoiar tecnicamente e pedagogicamente a implementação dos referidos módulos, contribuindo com conteúdos, materiais didáticos, oficinas práticas e acções de sensibilização.

O Director do CFTU mostrou-se receptivo à proposta, elogiando a visão estratégica dos Embaixadores e reconhecendo a importância de inserir a temática espacial na formação de base.

A audiência culminou com o compromisso mútuo de estabelecer uma parceria entre o CFTU e os Embaixadores do GGPEN, tendo como foco a expansão do programa “Pequenos Cientistas” com ênfase em ciência e tecnologia espacial.

“A audiência marcou o início de um processo colaborativo entre o CFTU e os Embaixadores para a Educação Espacial, visando o fortalecimento das competências científicas infanto-juvenis na província do Uíge. A iniciativa deverá resultar em acções conjuntas no curto e médio prazo, com impacto directo na promoção da cultura científica e tecnológica no seio da comunidade educativa local”, expôs o Embaixador do GGPEN, Ntumba Makiese Mavakala.