“Aconselho jovens mulheres a seguirem carreira na área espacial”
“Desde o dia que fiz o curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (Cansat), já não sou a mesma pessoa. Estudamos com profissionais com muito conhecimento e experiência que nos ensinaram da melhor forma, além do incentivo a prosseguir na área espacial, que foi a melhor parte”.
A estudante do 4º ano (finalista) do Curso de Engenharia Informática e Comunicações pela Universidade Óscar Ribas, Vilma Ventura, definiu com as palavras acima a formação que fez durante o ANGOTIC – Angola ICT Forum 2023.
A futura engenheira foi uma das seleccionadas para fazer o curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (Cansat), que decorreu nas instalações do Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (INSTIC), entre os dias 08 e 14 de Junho do ano passado, com uma aula prática em Cabo Ledo para o lançamento dos Cansats.
“Com esse curso, pude perceber que estava a aprender um tema que também faz parte da área que eu gosto (Telecomunicações), onde pretendo expandir minhas habilidades no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para telecomunicações e satélites”, disse.
Depois das formações ministradas não parou, começou por fazer um estágio profissional na Área de Telecomunicações em Redes Móveis, em Fevereiro, na empresa Tv Cabo Angola, no departamento de Tecnologias de Informação, propriamente na área de Help Desk, e fez um intercâmbio, posteriormente, no departamento de Operações Técnicas, na área de Telecomunicações em Redes Fixas em Fibra-óptica, que teve duração de dois meses.
“Foi uma experiência maravilhosa. Adquiri conhecimento e experiência em como se trabalha em um ambiente corporativo”, conta.
Actualmente, participa do Programa de Bolsas de Estudo, Mulheres para o Futuro, oferecido pela empresa Unitel.
“Aconselho jovens mulheres que desejam seguir carreira na área espacial a acreditarem em seu potencial, investirem em educação e buscarem sempre estar conectadas com inovações tecnológicas”, orientou.