Applixo: estudante angolano ganha prémio internacional com startup ambiental

O estudante de Engenharia Informática no Instituto Superior Politécnico do  Zango (ISPOZANGO), António Kaionda, tem como uma de suas realizações criar e dirigir a startup Applixo, dedicada à preservação do ambiente por meio da recolha domiciliar e empresarial de resíduos orgânicos, sólidos e electrónicos. 

“Com a Applixo, participei da segunda edição do concurso Quem Quer Ser Empreendedor, LISPA Jumpstar, LISPA Boost, e saí vitorioso no concurso internacional Climate Launchpad (Regional Nacional), alcançando o segundo lugar, em Outubro de 2023”, disse. 

É também fundador e presidente da Comunidade Greentechs de Angola, uma Associação Ambiental dedicada à preservação do ambiente, promoção de eventos ambientais e à valorização de resíduos por meio da educação ambiental.

 A associação organiza também palestras e workshops relacionados com a utilização de CanSat (pequenos satélites), a fim de promover a Educação Espacial.  

Dentro da Comunidade Greentechs, como gestor de projectos, lidera iniciativas como Natal Verde, GreenTalks, Oficinas Ambientais e o Workshop Tecnologia e Ambiente, na qual a comunidade trabalha na promoção de eventos ambientais e a valorização de resíduos por meio da educação ambiental.

Ainda realizam a Oficina de Lixo Espacial que tem como objectivo mostrar para as crianças e adultos os problemas dos detritos espaciais e a sua relação com a preservação do ambiente na terra.  

E não para por aí, António Kaionda é também fundador e Director Técnico da  Startup Wakasoft, voltada à prestação de serviços de software e hardware. 

“Na Wakasoft, iniciei várias formações domiciliares voltadas para crianças, ensinando programação de jogos 2D, manutenção e reparação de computadores, informática na óptica da criança e, recentemente, foi  introduzida a cadeira de Educação Espacial”, contou.  

Trajectória 

Actualmente, actua também como presidente da Associação dos Estudantes do ISPOZANGO e fundador da primeira Comunidade de Engenheiros da universidade, sendo que o seu mandato teve início no ano de 2022. 

A sua jornada académica e profissional também inclui participações em incubadoras de startups, como Kubanga Angola com o projecto Euka Technology, e a 6ª turma do Orange Corners Angola, com a Applixo. É programador Backend, gestor de projectos e designer gráfico, tendo já actuado como assistente de TI, formador de programação e subcoordenador do departamento de Tecnologias de Informação da Academia dos Kandengues Cientistas.  

Também é um activista ambiental e um dos Embaixadores para a Educação Espacial do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tendo representado o ISPOZANGO em formações sobre Desenho, Construção e lançamento de CanSat. Além disso, possui o título de Peace Maker, obtido por meio da formação e graduação pela organização YSP Angola.