Benefícios da tecnologia espacial para a sustentabilidade apresentados em evento na UPRA
As aplicações práticas do Programa Espacial Nacional para o desenvolvimento sustentável, os avanços tecnológicos impulsionados pelo PEN, parcerias internacionais e cooperação, desafios e oportunidades, bem como o impacto socioeconómico do PEN, foram apresentados na primeira Jornada Científica da Associação dos ex-Estudantes da Universidade Privada de Angola (UPRA), que decorreu de 06 a 08 de Agosto, nas instalações da instituição de ensino, em Luanda.
O tema “Benefícios da tecnologia espacial para a sustentabilidade” foi apresentado durante a abertura da actividade pelo Coordenador Nacional para a Educação Espacial, Dr. Lumonansoni Eduardo André, em representação do Director Geral do GGPEN, Dr. Zolana Rui João.
Durante a Jornada Científica, os ex-estudantes da UPRA, hoje profissionais, trabalhando em diferentes sectores público e privado do país, partilharam as suas experiências técnico-científicas com a academia e vários profissionais que lá estiveram.
O evento serviu como uma oportunidade para partilhar conhecimentos, reflectir sobre questões relevantes e estabelecer alianças estratégicas, um espaço para explorar temas alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como uma plataforma para fortalecer as capacidades de investigação da Universidade Privada de Angola e promover a colaboração entre a academia, o sector público e privado e a sociedade civil.
Contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Privada de Angola, Professora Doutora Silvana Rocha da Silveira, os Vices-Reitores, Decanos das Faculdades, Director Nacional das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, Eng°. Matias Borges, em representação do Ministro Eng°. Mário Augusto de Oliveira, Presidente da Associação dos Ex-Estudantes da UPRA, Eng°. Filipe Jerónimo e outras figuras do estado.