Jovem angolano desenvolve sistema para controlo da temperatura, umidade do solo e luminosidade

Cláudio Bumba, desde jovem sempre foi fascinado pelo funcionamento das máquinas e pela forma como a electricidade pode ser controlada e manipulada para realizar tarefas complexas. 

“Essa curiosidade me levou a buscar uma formação que me permitisse entender e trabalhar com sistemas electromecânicos”, disse, o jovem, que actualmente está no 5º ano do curso de Electromecânica, na Universidade Jean Piaget, e pretende especializar-se em Instrumentação e Controlo de Sistemas. 

Um dos seus principais trabalhos foi a criação de um sistema integrado capaz de controlar a temperatura, a umidade do solo e a luminosidade, utilizando sensores, controladores e um aplicativo móvel. 

“Esse projecto não apenas reforçou o meu entendimento técnico, mas também me proporcionou a satisfação de ver uma ideia se transformar em uma solução funcional e prática”, expôs.

Ao longo dessa jornada, adquiriu um profundo conhecimento em electrônica, instrumentação, comandos eléctricos, programação de PLC e microcontroladores, tendo como objectivo integrar diferentes tecnologias para criar soluções inovadoras e eficientes. 

Desenvolveu, igualmente, um projecto de controlo de dispositivos remotamente e está estudando como aumentar o alcance de comunicação dos Cansat (pequenos satélites) com a sua estação terrena. Baseia-se em um controlo de motor remoto via aplicativo móvel, o microcontrolador foi programado na IDE Arduino e o aplicativo móvel foi desenvolvido no APP inventer. 

“Durante a minha formação, desenvolvi vários projectos que me permitiram aplicar na prática os conhecimentos adquiridos”, disse.

Também participou no curso oferecido pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) onde, juntamente com outros participantes, construíram um Cansat. Ao final do curso, foi honrado com o título de Embaixador para Educação Espacial, um reconhecimento pelo seu comprometimento e envolvimento com a expansão do sector no país.

“No futuro, pretendo continuar a compartilhar o meu conhecimento e experiências, ajudando outros estudantes e profissionais a entenderem melhor o mundo da electromecânica”, disse, ressaltando uma jornada marcada por muito estudo, dedicação e a constante busca por novos desafios.