Especialista do GGPEN seleccionado para programa de liderança nos EUA

O Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais e Responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN, Eng.º Luciano Lupédia, foi seleccionado para participar no Programa de Visitantes de Liderança Internacional (IVLP, do inglês The International Visitor Leadership Program) do governo dos Estados Unidos da América, organizado pela Embaixada de Luanda.

O programa, a decorrer de 28 de Setembro a 19 de Outubro de 2024, em Washington DC, terá como temática “A crise climática: trabalho conjunto para as gerações futuras”.

O IVLP é o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA. Através de visitas de curta duração aos Estados Unidos, os líderes estrangeiros actuais e emergentes, numa variedade de áreas, experimentam este país em primeira mão e cultivam relações duradouras com os seus homólogos americanos.

Os encontros reflectem os interesses profissionais dos participantes e apoiam os objectivos da política externa dos Estados Unidos.

Esta iniciativa global destaca o compromisso dos EUA em lidar com a crise climática, trazendo participantes de todo o mundo para compartilhar as melhores práticas sobre como lidar com questões climáticas globais. Os participantes irão explorar os programas governamentais dos EUA, as estratégias não-governamentais e os investimentos, programas e iniciativas do sector privado para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, travar e inverter a desflorestação, mudar para energias limpas e apoiar as populações humanas e naturais vulneráveis a perturbações climáticas extremas e a alterações físicas a longo prazo.

Através de reuniões, visitas a locais e outras actividades, os participantes observarão inovações nos sistemas de energia e de transportes, discutirão estratégias para uma melhor gestão da terra e dos oceanos, explorarão modelos de gestão de riscos e infra-estruturas resistentes a catástrofes e avaliarão o papel das acções governamentais e do sector privado para incentivar meios de subsistência sustentáveis. Os participantes também discutirão áreas prioritárias de cooperação internacional e acções práticas para aumentar a sensibilização para os desafios das alterações climáticas e promover o envolvimento do público na conservação do ambiente.