GGPEN apresenta benefícios de satélites não geostacionários para a região da SADC
O especialista afecto ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Eng.º Silva Malaca, fez uma apresentação, no dia 10 de Julho, sobre os Benefícios de Satélites não Geostacionários para Região da SADC, na primeira Reunião Preparatória da organização para a Conferência Mundial de Radiocomunicações, que decorre de 09 a 12 de Julho, em Eswatine.
A apresentação levou em conta a Estratégia Regional para o sector das TIC e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, pelo que foi muito apreciada pelos Estados Membros.
O espectro de radiofrequência (RF) e os recursos orbitais de satélite são recursos naturais finitos e escassos, vitais para a prestação de serviços de comunicações, especialmente na Região da SADC, onde a telefonia móvel sem fios é predominante. Para facilitar a utilização equitativa, racional e eficiente do Espectro, é necessário uma coordenação internacional de planeamento do Espectro.
Vários itens de agendas foram apresentados e distribuídos aos Estados Membros, para representar a Região na Reunião Preparatória da União Africana de Telecomunicações (ATU) para WRC-27, que vai decorrer no período de 30 de Julho a 02 de Agosto de 2024, no Lesoto.
A atribuição da utilização do Espectro de Rádio Frequência e das órbitas de satélites geoestacionários (GSO) e de satélites não geoestacionários (NGSO) está estipulado no Regulamento de Radiocomunicações (RR) da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Essas reuniões reflectem os esforços da região e a preparação para um diálogo contínuo com todas as partes interessadas relevantes para construir um consenso e estabelecer posições sobre os Itens da Agenda da WRC-27 que farão parte do posicionamento da região de forma a influenciar os resultados da Conferência Mundial de Rádio Comunicações.
As Reuniões Preparatórias da SADC para a WRC-27 destinam-se aos ministérios governamentais, autoridades reguladoras, especialistas que lidam com as actividades da WRC, Agências de implementação das TIC, operadores de satélites, partes interessadas da indústria, e Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento.
Realçar que, o GGPEN, em representação de Angola, tem participado activamente nestes eventos, sendo Angola o Presidente do Comité de Direcção do Projecto de Partilha de Satélite da SADC, na qual o PMO Angola tem sido um braço forte para implementação do projecto.