Mais de 70 estudantes participam em workshop sobre comunicação via satélite na UAN
No âmbito da Capacitação de Quadros e Promoção do Programa Espacial Nacional, o GGPEN promoveu, nesta quarta-feira, 03, o workshop “Comunicação via satélite: aplicação dos pequenos satélites (Cansat), valências e benefícios”, na Faculdade de Ciências Naturais, da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.
O workshop teve como prelector o Coordenador Nacional para a Educação Espacial, Dr. Lumonansoni Eduardo André, que falou sobre os fundamentos e as técnicas utilizadas na comunicação via satélite, com especial enfoque nos aspectos de radiofrequência, proporcionando assim, uma compreensão sólida sobre os princípios básicos da propagação de ondas eletromagnéticas e identificação dos diferentes tipos de sinais de radiofrequência utilizados na comunicação via satélite.
Transmitiu também conhecimentos sobre análise dos principais parâmetros de desempenho de sistemas de comunicação via satélite, bem como explicou como projectar e implementar sistemas de comunicação via satélite de pequeno porte.
De igual modo, o Dr. Lumonansoni falou sobre os pequenos satélites angolano (Cansat), como funcionam em relação aos satélites convencionais e como implementar as missões espaciais de pequenos satélites, programar o sistema de comandos e processamento de dados com base em microcontroladores e desenhar interfaces de recepção de telemetria.
Importa realçar que, na referida actividade, participaram mais de 70 estudantes finalistas e pré-finalistas dos cursos de Física na especialidade de Telecomunicações, Geologia, Meteorologia, Ciências da Computação e Matemática, onde conheceram de perto os processos complexos da indústria de satélites, desde a concepção até a colocação em órbita e operacionalização.
“Fico feliz em saber que em Angola já há engenheiros capazes de desenvolverem um satélite e coordenarem uma missão espacial, realmente o país apostou bem neste sector, estou interessado em fazer curso de VSAT e Astrofísica no GGPEN”, referiu um dos estudantes finalistas do curso de Física de Telecomunicações e Electrónica” .