Embaixadores para Educação Espacial iniciam estágio no GGPEN

Seis Embaixadores para Educação Espacial iniciaram, no dia 24 de Junho, estágio formativo nas instalações do GGPEN, em Luanda.

Os Embaixadores foram seleccionados, em Outubro de 2022, dentre os participantes das formações gratuitas que o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional tem vindo a promover, devido apoio que têm dado na transferência do conhecimento nas redes sociais e ao público geral, e também pelo empenho para difusão do conhecimento e tecnologia espacial à nível do país, nas diferentes camadas dos ensinos de Base, Primário, Médio e Superior.

Na sequência, foram beneficiados com treinamentos na Academia da Huawei, em Luanda, participaram também de cursos e formações avançados de Inglês, na Academia Profocel, e Comunicação via satélite – Desenho, arquitectura, construção e lançamento de pequenos satélites, no CFITEL, para efectivamente contribuírem e apoiarem o desenvolvimento e expansão do Programa Espacial Nacional nas suas comunidades, escolas e universidades.

Com estas formações, ao longo desses dois anos, os Embaixadores para Educação Espacial vêm colaborando com o GGPEN em várias acções, destacando as seguintes:

Formação de mais de 100 técnicos em matéria de tecnologia espacial em mais de 15 instituições
Foram capacitados 35 potenciais formadores do curso de Comunicação via Satélite, Instalação e Manutenção de Antenas VSAT
Formados 201 técnicos em Montagem e Instalação de VSAT
Auxílio na interacção com os internautas nas redes sociais do GGPEN

Concederem também entrevistas nos principais órgãos de comunicação social do país, a fim de auxiliar na difusão da educação espacial. Ressaltar que receberam, igualmente, kits do Conecta Angola para poderem empreender na indústria espacial.

Selecção

Após um processo rigoroso de apuramento e tendo em conta os bons indicadores registados nas actividades realizadas, o GGPEN resolveu impactar ainda mais a vida desses seis jovens angolanos dedicados, beneficiando-os com um programa de estágio formativo e remunerado por seis meses, a fim de solidificarem e obterem mais conhecimentos nas áreas ligadas à tecnologia e Indústria Espacial.

A inserção dos embaixadores no programa de estágio visa reforçar as demais áreas do GGPEN, criando maior dinamismo, competição saudável aos demais colegas e possíveis substituições de colegas pouco produtivos.

Depoimentos

Formado em Gestão Comercial e Marketing, Edmiraldo Arsénio Campos, 31 anos, foi um dos que foi seleccionado devido interacção nas redes sociais do GGPEN, e agora, tem a oportunidade de aperfeiçoar a sua aprendizagem no sector espacial com especialistas formados nas maiores universidades do mundo.

“Conheci o GGPEN pela minha paixão e entusiasmo pelo sector e a Indústria Espacial. Descobrir que Angola estava inserida entre os grandes players do sector despertou em mim o elevado desejo de colaborar com a expansão da Educação e Cultura Espacial, daí comecei com o grupo de embaixadores, e foi um período de bastante desafios e realizações, pois pude esclarecer a sociedade sobre o nosso Programa e Estratégia Espacial. Hoje, com esse estágio, considero uma boa e melhor inserção nessa magna indústria que a nível nacional se mostra bastante promissora”, descreveu.

Sara Queirós, 32 anos, formada em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, também foi seleccionada devido frequente interacção nas redes sociais do GGPEN, e recorda:

“Eu curtia e comentava com muita frequência, me tornando num dos seguidores mais activos da página. Assim sendo, eu fui um dos seleccionados e frequentei o curso de Comunicação via Satélite, com êxito, o que levou o GGPEN a me seleccionar como um dos seus Embaixadores para a Área de Educação Espacial, isto em 2022”.

E toda essa dedicação hoje está a ser reconhecida com a oportunidade dada pelo GGPEN: “tive a graça de ser selecionada para fazer parte do grupo dos embaixadores mais destacados para juntos, fazermos um estágio no Gabinete, algo que muito me agrega e alavanca a minha vida profissional, pois terei a oportunidade de aprender e aprofundar mais sobre os conhecimentos tecnológicos e espaciais em Angola”.

O GGPEN conta, actualmente, com 43 “Embaixadores”, dos quais integram também a equipa de estagiários, para além da Sara Queirós e o Edmiraldo Campos, Bruna Martin e Lídia Miguel Nkula, formadas em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Gilson A. J. Rodrigues, formado em Engenharia Informática, e Laurindo Nunes Camussengue Canzau, formado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações.

Estarão alocados no Departamento de Infra-estruturas Espaciais e na área de Educação Espacial.