Representantes de 16 países africanos participam de palestra sobre importância do ANGOSAT-2
Nesta quinta-feira, 08, foi realizada a palestra “Importância do lançamento do satélite ANGOSAT-2 para o desenvolvimento tecnológico de Angola e do continente africano”, tendo como prelector, o Dr. Amaro João, afecto ao GGPEN, no Anfiteatro da Direcção Nacional de Política de Defesa do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Durante a palestra foi destacada a importância dos satélites de comunicações para África, para Angola e para o continente africano, visto que a ausência de infra-estrutura de telecomunicações fora dos centros urbanos continua a ser um desafio a nível do continente, e os satélites de comunicações ajudam a cobrir as zonas recônditas providenciando conectividade e serviços de Internet, telefonia, televisão e radiodifusão.
“O ANGOSAT-2 representa um avanço tecnológico para Angola e, no geral, para todo o continente africano devido à capacidade de cobertura que possui”, destacou.
Os participantes realçaram o investimento feito pelo Governo angolano no sector espacial nacional e partilharam a necessidade de Angola contribuir em matérias de vigilância e segurança por via do conhecimento e das soluções que detêm a nível do sector espacial.
A palestra foi direccionada à delegação de estudantes e professores de 16 países de África, que estudam e ensinam na Academia do Curso Sênior de Comandos das Forças Armadas, no Gana.
Organizada pelo Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, a palestra contou com a participação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, representado pelo GGPEN.