NewSpace Africa 2024: Angola vai receber mais de 400 delegados de seis continentes 

Começou a contagem decrescente para a terceira edição do evento espacial mais proeminente de África, a Conferência NewSpace Africa 2024, uma reunião de alto nível de líderes da indústria africana e estrangeira, empresas espaciais comerciais, investidores e outras partes interessadas da indústria espacial e de satélites. Mais de 400 delegados de 46 países de seis continentes convergirão numa semana no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

A conferência de alto nível de quatro dias (2 à 5 de Abril de 2024), organizada pela Space in África em conjunto com a Comissão da União Africana e o Gabinete Nacional de Gestão do Programa Espacial de Angola (GGPEN), sob os auspícios do Ministério das Telecomunicações, Informação Tecnologias e Comunicação Social (MINTTIC), proporcionará uma oportunidade para os delegados explorarem o impacto potencial dos quadros de cooperação entre as partes interessadas para alcançar objectivos comuns na indústria e no continente.

A conferência, subordinada ao tema “O papel do espaço na redução do fosso de pobreza em África”, proporcionará um fórum para explorar soluções espaciais inovadoras para resolver as desigualdades sociais em todo o continente. Ao alavancar tecnologias baseadas no espaço, a conferência examinará como estas soluções podem impulsionar estratégias de desenvolvimento e contribuir para colmatar o fosso de pobreza em África. Além disso, o evento irá aprofundar os avanços em diversos aspectos da indústria espacial e de satélites africana, abrangendo ferramentas de detecção remota, aplicações de dados geoespaciais, comunicações por satélite, sistemas de navegação e outras aplicações espaciais emergentes. Estes avanços destinam-se a melhorar os sectores da agricultura, da segurança e defesa, da comunicação, da resiliência climática e da saúde, incentivando, em última análise, o desenvolvimento infraestrutura.

A conferência atraiu uma participação impressionante de 257 organizações, incluindo funcionários de governos africanos e estrangeiros, representantes de ministérios, chefes de agências espaciais nacionais e NewSpace.

Fonte: MINTTICS