Prelectora do MIT destaca interesse de jovens angolanos em questões espaciais
A Directora de Capacitação Espacial da Iniciativa Anti-Racismo Desenho e Tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) destacou o interesse de jovens angolanos em temáticas ligadas à área espacial.
A Dr.ª Katlyn Turner fez esta observação após a palestra “Reflexões sobre a minha carreira em Engenharia”, que concedeu, no dia 26 de Janeiro, no Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INSTIC), em Luanda.
“Os participantes estavam realmente interessados. Fizeram muitas perguntas relacionadas à ciência, por exemplo, e à área espacial. Falei muito sobre a minha trajectória na engenharia e algumas das coisas pelas quais tive de passar para me tornar uma engenheira e cientista. Eles mostraram que entenderam. Estavam muito atentos e fizeram muitas perguntas sobre o assunto”, disse.
Devido o interesse demonstrado pelos jovens angolanos, a Dr.ª Katlyn Turner propôs à direcção do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional uma parceria com o MIT para dar continuidade às palestras e formações que tragam temas interligados: “podemos combinar tecnologia espacial com outras áreas, como inteligência artificial, mudança climática, saúde, etc”, sugeriu.
“Alguns deles fazem perguntas muito boas, o que me faz querer dar continuidade a isso, pois estamos sempre procurando alunos de graduação ou do ensino médio para trabalhar em pequenas coisas e acho que se isso for possível, por meio desse tipo de colaboração, eles poderiam trabalhar em um pequeno projecto com o MIT”, disse, numa proposta que a direcção do gabinete tomou boa nota.
Por sua vez, a estudante Isabel Solendo, participante da palestra, contou como a mesma foi motivadora: “é muito inspirador para mim, principalmente quando ouvi a história da Dr.ª Katlyn Turner, que frisou que havia muitos factores a desencorajar-lhe, mas ela foi persistente e conseguiu alcançar o seu objectivo. É bem inspirador para mim sendo uma mulher do sector de Tecnologia”.
Uma realização do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do GGPEN, em parceria com o MIT, e apoio da Universidade de Luanda, a palestra que teve como tema central “A importância da tecnologia espacial para a sociedade”, reuniu os prelectores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Dr.ª Danielle Wood, Dr. Sharif Islam e Dr.ª Katlyn Turner, durante uma manhã, na capital angolana.