
Apoio da UNESCO à Semana Mundial do Espaço 2025 em Angola ganha destaque em relatório mundial
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, Cultura e Comunicação (UNESCO) vai apoiar as actividades em celebração da Semana Mundial do Espaço 2025 em Angola. Tal apoio, mereceu destaque no relatório oficial da Semana Mundial do Espaço 2024, que Angola participou activamente com eventos em todo o país.
No relatório, assinado pela World Space Week Association, o apoio da UNESCO às actividades a decorrerem este ano em Angola, foi colocado em destaque em “Cobertura de Média”, dentre os mais de 15.000 eventos que aconteceram em 88 países, durante a Semana Mundial do Espaço declarada pela ONU, de 4 a 10 de Outubro, que, segundo a organização, marcou 2024 como mais um ano de forte participação mundial.
O projecto, ora aprovado, foi apresentado pelo Secretariado Permanente da Comissão Nacional da República de Angola para a UNESCO (CNU – Angola) àquela organização da ONU, juntamente com seis outros projectos, todos aprovados, com base nas prioridades globais da UNESCO, dentro do Programa da organização para 2024-2025, que inclui África e igualdade de género.
Recordar que há sete anos consecutivos, Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e demais parceiros, celebra a Semana Mundial do Espaço, evento mundial estabelecido pelas Nações Unidas para comemorar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
A World Space Week Association (Associação da Semana Mundial do Espaço) é a coordenadora global da World Space Week. Uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos, a Association é uma observadora permanente no Comité das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior. É apoiada por contribuições voluntárias de patrocinadores, incluindo Lockheed Martin, General Dynamics, Eutelsat Group, Viasat, Airbus, Spire, Vast e Kuwait Investment Company. Fundada em 1982, a WSWA é uma das organizações de defesa do espaço mais antigas do mundo.