
GGPEN apresenta tecnologia TECH-Agro em workshop da SASSCAL
O GGPEN foi convidado para apresentar a tecnologia espacial TECH-Agro, no workshop temático do Centro da África Austral de Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Adaptativa dos Solos (SASSCAL, da sigla em inglês), que decorre nos dias 02 e 03, em Luanda.
O workshop “Agricultura e Investigação para a Segurança Alimentar em um Mundo com Alterações Climáticas”, que vai reunir, igualmente, profissionais da Namíbia e do Botsuana, tem como objectivo partilhar o progresso da investigação científica do portfólio de investigação SASSCAL 2.0, ligando as comunidades de investigação especializadas (Investigadores) com as partes interessadas, para partilhar e responder às necessidades específicas de investigação expressas pelas partes interessadas.
A TECH-Agro será apresentada devido os benefícios que a ferramenta pode trazer aos agricultores, assim como pode ser combinada com o crop calendar da Sasscal.
Os produtos e serviços desenvolvidos pelo GGPEN fazem recurso a imagens de satélites e drones, aliados a inteligência artificial, para vários sectores, com destaque ao Ambiente, Agricultura e Monitoramento de Infra-estruturas.
O TECH-Agro é um serviço destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal usando o índice de vegetação obtidos a partir de dados de satélites e drones.
SASSCAL
O Centro de Serviços Científicos da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa dos Solos (SASSCAL) foi criado em 2012 como uma iniciativa conjunta de Angola, Botsuana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Alemanha em resposta aos desafios das mudanças globais.
Os principais programas do SASSCAL são financiados principalmente pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF), enquanto os Estados-Membros contribuem para o seu orçamento operacional.
A sede da organização, conhecida como Secretaria Regional, está localizada em Windhoek, Namíbia, com nós nacionais estabelecidos em cada um dos cinco Estados-membros da África Austral.