TECH-AGRO: GGPEN apresenta solução tecnológica em workshop de Produtos, Serviços e Estratégia Florestal

O GGPEN apresentou esta quinta-feira, 30, a aplicação espacial Tech-Agro, no workshop de Produtos, Serviços e Estratégia Florestal, promovido pela organização SASSCAL Angola, na Universidade Kimpa Vita, no Uíge.

O evento tem por objectivos a partilha de soluções geradas pelos projectos de investigação científica do SASSCAL para a redução do impacto das alterações climáticas, partilha de ferramentas de recolhas de dados climáticos, monitoramento da sementeira e produtividade agrícola, com aplicação nacional e internacional.

O GGPEN está representado pelo Chefe de Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais e Responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais do Gabinete, Eng.º Luciano Lupédia, que apresentou hoje, as valências da ferramenta Tech-Agro para monitoramento da produtividade agrícola

A TECH-Agro permite analisar o estado dos campos agrícolas, a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal, usando o índice de vegetação obtidos a partir de dados de satélites e drones.

Por utilizar recursos de satélites ópticos, radar e drones, torna-se, igualmente, numa importante aliada no monitoramento de desflorestação no nosso país.

O workshop, que decorre até amanhã, conta com a participação de várias instituições públicas e organizações que intervém nas áreas de ambiente, agricultura e florestas, sector privado, ONGs, comunidade académica e não académica e sociedade civil.

SASSCAL

O SASSCAL é uma iniciativa conjunta de Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Alemanha, que responde aos desafios das alterações globais.

Tem como missão realizar investigação orientada para os problemas no domínio da adaptação às alterações climáticas e da gestão sustentável das terras e fornecer aconselhamento baseado em provas a todos os decisores e partes interessadas, a fim de melhorar os meios de subsistência das pessoas na região e contribuir para a criação de uma sociedade africana baseada no conhecimento.