Projecto Conecta Angola destacado no discurso sobre o Estado da Nação
Discursando sobre o Estado da Nação, por ocasião da cerimónia oficial de abertura da 2.ª Sessão da V Legislatura, o Presidente da República, João Lourenço, destacou as grandes valências do ANGOSAT-2 e os benefícios para a sociedade nacional.
“Para que sejamos uma Nação cada vez mais aberta ao mundo e economicamente mais competitiva, temos de continuar a investir nas infra-estruturas de telecomunicações e nas tecnologias de informação. As recentes realizações confirmam a nossa determinação e incentivam-nos a continuar”, disse.
O ANGOSAT-2 está em órbita, sendo as suas operações de manutenção geridas por jovens quadros angolanos a partir do Centro de Controlo e Missão de Satélite, recentemente inaugurado, na Funda, em Luanda.
Até o momento, foram instalados 184 sites de comunicação via satélite da rede de telecomunicações administrativas do Estado em todos os municípios.
Por meio da capacidade do ANGOSAT-2 está a ser possível levar gradualmente comunicações às zonas mais recônditas do país, no âmbito do projecto Conecta Angola.
“O investimento na formação de quadros angolanos no sector tem sido permanente e hoje podemos dizer com orgulho que são os jovens angolanos os responsáveis por este crescimento”.
De realçar, que o projecto Conecta Angola é uma iniciativa do MINTTICS destinado a alavancar a participação do sector privado no aumento da cobertura dos serviços de internet, onde as micro e pequenas empresas possam explorar as capacidades ANGOSAT-2, por via de implementação de provedores de internet via satélite, reduzindo assim, a assimetria digital e promovendo a infoinclusão.