Angola celebra Semana Mundial do Espaço 2023
De 04 a 10 de Outubro comemora-se internacionalmente a Semana Mundial do Espaço (WSW, da sigla em inglês), uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.
O acto central da WSW 2023 será superintendido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), ao passo que a coordenação das actividades paralelas estará a cargo do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) em colaboração com os Embaixadores para a Educação Espacial e parceiros nacionais.
A programação inclui palestras e seminários ministrados por especialistas de start-ups francesas, portuguesas, japonesas e representantes do Programa Espacial Angolano para a partilha de conhecimentos e experiências.
Haverá ainda um networking a fim de criar um ambiente em que start-ups, PME, GM e o público em geral possam interagir para fomentar iniciativas de cooperação no sector espacial.
As actividades irão decorrer dentro do tema deste ano da Semana Mundial do Espaço, que é “O Espaço e o Empreendedorismo”, em alinhamento com o Eixo Estratégico 2 da Estratégia Espacial Nacional: “Capacitação e Promoção”, com ênfase no realce dos feitos de Angola no sector espacial para se alcançar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde a sua criação, o GGPEN tem desenvolvido produtos e serviços alinhados com os ODS, propostos na Agenda 2030 das Nações Unidas, tais como as aplicações espaciais TECH-Gest, TECH-Agro, TECH-Tecnologia, que utilizam imagens de satélite para monitorização de activos, e a TECH-MInas – solução que utiliza ferramentas modernas de inteligência artificial como o ChatGPT para dados mineiros.
Angola na WSW
Pelo sexto ano consecutivo, Angola participa da Semana Mundial do Espaço. A participação nesta actividade internacional tem contribuído para promover e acelerar a implementação dos cinco pilares da Estratégia Espacial Nacional, nomeadamente: desenvolvimento de uma infra-estrutura espacial, capacitação e promoção do sector espacial, crescimento da indústria e tecnologias espaciais, afirmação internacional do Estado Angolano no domínio espacial e criação interna de estruturas organizativas que assegurem a prossecução dos objectivos pretendidos.