GGPEN e Endiama apresentam plataforma TECH-MINAS

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), em parceria com a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), apresentou esta sexta-feira, 29, em Luanda, a TECH-MINAS – plataforma de dados geoespaciais para operações mineiras do subsector diamantífero. 

A plataforma está constituída por três aplicações espaciais, nomeadamente, o TECH-GEST – um serviço que faz recurso a imagens de satélites actualizados e de alta resolução para monitoramento de infra-estrutura, gestão de activos, detecção de mudança, mapeamento de uso e ocupação dos solos, o TECH-AGRO – serviço destinado a agricultura que permite analisar o estado dos campos agricultores a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal, usando o índice de vegetação obtidos a partir de dados de satélites e drones.  

Entre os serviços da plataforma constam ainda o TECH-ECOLOGIA – uma solução que faz recurso a imagens de radar por satélite, permitindo detectar, monitorar e alertar sobre a ocorrência de derrames de petróleo do offshore nacional.

O director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Zolana João, disse que o sector mineiro é um dos grandes contribuintes para o crescimento económico de Angola. 

Durante a abertura do workshop conjunto promovido pelos dois sectores, Zolana João referiu que a TECH-MINAS é uma ferramenta moderna alinhada às tecnologias correntes para servir o sector mineiro do país.

Por outro lado, o responsável agradeceu toda a equipa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, da Endiama, bem como todos os parceiros que acreditaram neste projectos. 

Já o presidente do Conselho de Administração da Endiama, José Manuel Ganga Júnior, destacou a importância e o impacto desta plataforma, que vai permitir redução dos custos das operações.

Anteriormente, “as empresas do sector mineiro gastavam muito para subcontratar esse tipo de serviço do exterior. Nós fizemos referência a um caso prático que tivemos, utilizando a Rússia, mas agora temos as condições para fazer cá”, garantiu. 

A TECH-MINAS oferece vários benefícios, entre as quais a optimização no uso de recursos, valor agregado na prestação de serviço, pagamentos em moeda nacional, redução de custos operacionais e aumento da produtividade.