ANPG adopta solução TECH-Ecologia para monitoramento de derrames de petróleo

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Paulino Jerónimo, acompanhado por membros do seu elenco visitou esta quarta-feira, 12, as instalações do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no município de Talatona, Luanda, no âmbito do contrato existente entre a Concessionária Nacional do sector petrolífero e o provedor da solução Tech-Ecologia, que vai monitorar a prevenção de derrames na costa angolana.

Com este serviço, a ANPG vê-se reforçada na sua actuação como reguladora e fiscalizadora, na medida em que alarga a capacidade de recolha de alertas em tempo real, em caso de ocorrência de derrames no offshore nacional.

As imagens de satélites permitem observar grandes extensões de área do oceano a custo reduzido. Com a Tech-Ecologia é possível fazer o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.

Os derrames de petróleo resultantes da actividade petrolífera constituem um grande risco para o ambiente, no que concerne a preservação da vida nos oceanos (ODS 14 da agenda 2030), e uma ameaça para a economia azul. Estima-se que em África sejam derramadas uma média 6.69 toneladas de petróleo a cada um milhão de toneladas produzidas.

Atendendo ao desafio de monitorar a ocorrência de derrames nos mares africanos e de Angola em particular, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional desenvolveu a solução tecnológica espacial TECH-Ecologia, que permite fiscalizar e detectar derrames de petróleo, a partir de imagens de satélite. 

Criado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito do Programa Espacial Nacional, através do GGPEN, o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais tem como grande objectivo desenvolver soluções voltadas para apoio à economia nacional nos mais variados sectores, desde a indústria, a agricultura, o ambiente e também as obras públicas.